O Grupo Omnibus, um dos principais operadores do transporte urbano municipal em Belo Horizonte, está renovando a frota com a aquisição de novos ônibus Torino da Marcopolo, equipados com chassis Volkswagen 17.260S Euro 6. Esta é a primeira vez que a empresa, tradicionalmente padronizada com chassis Mercedes-Benz, adota esta combinação de carroceria e chassi, demonstrando um compromisso com a modernização e sustentabilidade.
Composto pelas empresas Auto Omnibus Nova Suissa, Auto Omnibus Floramar e Salvadora, o Grupo Omnibus busca melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus passageiros. Apesar da presença dos veículos Torino S com chassi Volkswagen ser uma realidade nas operações do grupo no Espírito Santo, essa novidade representa uma mudança significativa para a frota de Belo Horizonte.
Uma das principais inovações dos novos veículos é a configuração da planta do ônibus. Diferente do modelo padrão de 12,60 metros oferecido pela Marcopolo após a introdução da tecnologia Euro 6, o Grupo Omnibus optou por uma versão mais compacta de 12,20 metros. Esta escolha visa otimizar a produtividade e a economia de combustível, sem comprometer a capacidade de passageiros, que permanece em 37 lugares. A diferença pode ser notada na última janela do lado direito, após a porta traseira, que é mais curta e possui uma única fileira de assentos, reduzindo o balanço traseiro do veículo.
Além das inovações estruturais, os novos ônibus são equipados com ar-condicionado da Valeo, poltronas estofadas para maior conforto dos passageiros, itinerários eletrônicos em LED na cor âmbar fornecidos pela Luminator, catracas eletromecânicas da marca Foca, e um sistema de campainha sem fio via wireless. O design interno inclui saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, lixeiras, piso antiderrapante em alumínio e janelas corrediças.

A acessibilidade também foi aprimorada. Os novos veículos dispõem de elevadores para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, localizados em uma porta central exclusiva. Há assentos reservados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, bem como áreas dedicadas para acomodação de cadeiras de rodas. Balaústres táteis e botões de campainha em braile complementam os recursos de acessibilidade, tornando os novos ônibus do Grupo Omnibus inclusivos para todos os usuários.
Com essas inovações, o Grupo Omnibus reafirma seu compromisso com a modernização do transporte público em Belo Horizonte, oferecendo um serviço mais eficiente, confortável e acessível para a população.
Imagens: Rafael Wan Der Maas
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.