De acordo com dados do anuário publicado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, o transporte urbano registrou queda de quase 25% na demanda de passageiros nos últimos 4 anos no Brasil. Os motivos variam, mas entre eles estão a falta de previsão sobre tempo de espera e as dificuldades para recarregar o bilhete de transporte. Visando melhorar a qualidade do sistema de transporte e atrair a população de volta ao transporte coletivo, a Empresa 1 lança a nova versão do SI.GO, sua plataforma digital de experiência do passageiro, que passa a contar com a funcionalidade Sistema de Informação ao Usuário – feito em parceria com a plataforma de integração Bus2.
A nova funcionalidade proporciona aos passageiros uma visão integral do transporte público. Agora, os usuários têm acesso a informações em tempo real sobre a lotação dos veículos, previsão de chegada no ponto e no destino, rotas alternativas e muito mais. Qualquer pessoa com um smartphone pode utilizá-lo: o aplicativo foi desenvolvido pensando na acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs) e está disponível para Android e iOS.
Marcionilio Sobrinho, CGO da Empresa 1, enfatiza que “o Sistema de Informação ao Usuário do SI.GO é uma forma de estabelecer um sistema de transporte coletivo mais atrativo e sustentável”. A diminuição do uso do transporte coletivo no Brasil é preocupante. Apenas na capital paulista houve uma queda de pelo menos 30% na última década, enquanto a população cresceu pelo menos 3,2% no mesmo período, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo. “Essa redução de passageiros no transporte coletivo tem impactos negativos no ecossistema urbano, aumentando o fluxo de veículos e afetando a saúde e o bem-estar da população”, alerta.
A Empresa 1, pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, afirma que o SI.GO mantém sua essência, mas agora apresenta uma interface muito mais amigável e funcionalidades inovadoras que proporcionam aos usuários uma experiência completa e satisfatória no transporte público. “Esta versão do aplicativo representa uma evolução cuidadosamente planejada, fruto do diálogo contínuo com operadores e usuários do transporte coletivo”, destaca Sobrinho.
O novo SI.GO também oferece uma interface customizável (white label), permitindo aos operadores de transporte o uso do da identidade do sistema de transporte da operação e aumentar a conexão do transporte com os passageiros. A primeira cidade a receber a atualização do SI.GO é Florianópolis (SC), onde a integração com o app Floripa no Ponto, da operadora da cidade, Consórcio Fênix, foi realizada de forma fluida e eficiente, resultando em uma plataforma ainda mais útil para os cidadãos.
“O acesso às informações do sistema e a praticidade na compra de passagens são pontos importantes para uma boa experiência de uso do transporte coletivo. Ao fornecer informações precisas em tempo real e a facilidade de compra de recarga e ticket unitário no mesmo aplicativo, o Floripa no Ponto se tornou uma ferramenta essencial para facilitar o uso do transporte coletivo em Florianópolis e contribuir para ser uma escolha mais atrativa para moradores e turistas”, comenta Juliana Arantes, do Grupo Gestor do Consórcio Fênix. A integração entre o aplicativo Floripa no Ponto e o SI.GO veio para trazer ao passageiro do transporte coletivo mais comodidade, disponibilizando horário, rota do ônibus e suas alternativas, acompanhamento do veículo em tempo real, avisos online de alterações e desvios de rota, entre outros benefícios.
O SI.GO continua oferecendo todos os serviços anteriores: cadastro e recadastro de usuários com benefício, pagamento da tarifa diretamente pelo celular (ticket eletrônico) e recarga de crédito online, com pagamento via PIX e cartão de crédito, tudo com o robusto sistema de segurança SAM. Para o órgão gestor do transporte público coletivo e o operador de bilhetagem, isso significa redução de custos com infraestrutura para venda de crédito e atendimento ao cliente. Para o passageiro, significa mais conforto e facilidade de pagamento da tarifa.
“Essa atualização foi pensada e discutida com o apoio dos clientes da Empresa 1, construída coletivamente para levar aos usuários do transporte público tecnologias integradas que contribuam com o avanço da mobilidade urbana e permitam a melhoria da experiência do passageiro, atraindo de volta ao transporte quem não o utilizava mais, fidelizando usuários frequentes e facilitando o uso por passageiros eventuais, fornecendo ao usuário a experiência completa para utilizar o sistema de transporte público com uma interface amigável e mais praticidade. Com esse lançamento, estamos mais próximos de alcançar nossa visão de um sistema de transporte coletivo mais eficiente, acessível e sustentável para todos”, celebra o CGO.
Imagem: Divulgação
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.