A BYD, que incendiou o mercado automotivo nacional com a introdução de modelos de carros de passeio altamente tecnológicos, híbridos e 100% elétricos, a um patamar de preço muito competitivo, promete esquentar o jogo novamente, dessa vez, no segmento de picapes médias. Em evento no último dia 14 de maio, realizado na Cidade do México, e que marcou seu primeiro lançamento fora da China, a fabricante chinesa apresentou a BYD SHARK, sua picape híbrida plug-in, que deve chegar ao mercado em breve.
Adriano Costa, Gerente Geral da área Comercial da Osten Motors – a operação de concessionárias da Osten Group -, afirma que o lançamento da BYD SHARK certamente vai agitar o consolidado segmento de picapes médias, hoje disputado por modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e a Chevrolet S10. “Posicionada com uma picape de luxo, a BYD SHARK chega com a promessa de resolver o que hoje é a pedra no sapato dos proprietários desse tipo de veículo: o alto consumo de combustível.”
Construída sobre a plataforma DMO Super Hybrid Off-road – tecnologia central da BYD SHARK -, o modelo revoluciona o padrão das picapes por sua impressionante eficiência energética e por combinar uma capacidade off-road robusta com segurança e o conforto de um SUV. De acordo com a BYD, a SHARK alcança uma autonomia, sob condições NDEC, de até 840 km no modo combinado (motor 1.5 turbo a gasolina + elétrico), para grandes deslocamentos, ou até 100 km no modo 100% elétrico, que se encaixa perfeitamente no uso urbano do veículo.
“De acordo com BYD, a tecnologia DMO chega para resolver o dilema do consumo elevado e da poluição ambiental das picapes. Comparada a outras picapes da categoria média, a SHARK alcança uma redução de até 40% no consumo de combustível”, destaca Adriano Costa.
Potência e robustez, mas com conforto e luxo
A BYD SHARK possui um sistema híbrido elétrico EHS e um motor de alta potência de 1.5T, que entrega uma potência máxima de mais de 430 cavalos, equivalente a um motor V8 de 4.0L, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, bem acima da aceleração de modelos concorrentes na categoria.
A picape híbrida plug-in da BYD vem equipada com a Bateria Blade e uma estrutura de aço de alta resistência por meio da tecnologia CTC, que funciona tanto como unidade de energia quanto como componente estrutural, ao fortalecer a segurança da bateria e a do veículo com uma defesa em camadas múltiplas, para uma condução segura em terrenos off-road. O sistema de suspensão independente de duplo braço dianteiro e traseiro equilibra a condução e o conforto dos passageiros, proporcionando uma experiência inigualável de condução e pilotagem.
E por falar em conforto, o design interno foi inspirado em consoles de espaçonaves. Com um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela giratória adaptativa de 12,8 polegadas, a cabine da BYD SHARK estabelece um novo padrão de funcionalidade e ambiente moderno. Além disso, os bancos da fileira traseira, com um ângulo de inclinação de 27 graus, revolucionam o design convencional dos bancos traseiros de picapes, oferecendo uma combinação de conforto e tecnologia de luxo dentro de sua cabine inteligente.
“O motorista que gosta de picapes, seja para trabalho pesado, off-road ou uso misto, vai encontrar na BYD SHARK uma combinação muito equilibrada de potência, segurança, economia e luxo inigualável”, completa o Gerente Geral da área Comercial da Osten Motors.
Imagens: Divulgação
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.