A Toyota do Brasil atingiu um marco significativo em sua história de 66 anos no país: a venda de 100 mil veículos híbridos, somando as marcas Toyota e Lexus. Esse número, além de refletir a confiança dos consumidores, destaca a visão estratégica da empresa em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável. “Esse número representa, além do reconhecimento de nossos clientes, uma visão estratégica e o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.
Atualmente, a cada três automóveis eletrificados em circulação no Brasil, um é Toyota ou Lexus. Em 2023, mais de 21 mil unidades híbridas foram vendidas, sendo 20 mil dos modelos Corolla e Corolla Cross, produzidos nas plantas de Indaiatuba e Sorocaba. Estes veículos não só promovem a sustentabilidade, como também geram emprego e renda no país.
O sucesso da Toyota no Brasil se deve em grande parte à tecnologia híbrida flex, desenvolvida localmente, que combina a eficiência do motor elétrico com as baixas emissões do motor flex quando abastecido com etanol. “Nossa estratégia prevê que todo novo modelo fabricado no Brasil conte com uma versão híbrida flex para o mercado doméstico”, complementa Rafael Chang.
Desde o lançamento do primeiro híbrido no Brasil, o Prius, em 2013, a Toyota tem sido pioneira na introdução de tecnologias inovadoras que reduzem as emissões de carbono. A introdução dos modelos Corolla híbrido flex e Corolla Cross híbrido flex contribuiu para evitar a emissão de 78 mil toneladas de CO2 na atmosfera. A confiabilidade dos veículos híbridos da marca é comprovada por modelos que já ultrapassaram um milhão de quilômetros rodados, com manutenção rápida e eficiente, resultando em mais de 90% dos veículos devolvidos aos clientes no mesmo dia.
“Alcançar 100 mil veículos híbridos vendidos no Brasil é um marco histórico. Na Toyota, assumimos há mais de 10 anos o compromisso de oferecer opções confiáveis de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Somos pioneiros nas tecnologias híbrida e híbrida flex, em total alinhamento com o novo desafio da transição energética. E estamos sempre atentos à inovação, investindo para trazer soluções de mobilidade sustentável e que correspondam às necessidades dos nossos clientes e do contexto de cada país”, comenta Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
A Toyota é líder global em eletrificação, com mais de 23 milhões de veículos eletrificados vendidos mundialmente, contribuindo para a redução de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. No Brasil, a jornada começou há 11 anos com o lançamento do Toyota Prius, e desde então, a marca tem constantemente inovado. Em 2019, a Toyota apresentou o sistema híbrido flex no Corolla sedã e, em 2021, no SUV Corolla Cross. Em 2020, a Lexus tornou-se a primeira marca do Brasil com um line-up 100% eletrificado. E, em 2024, a Toyota expandiu suas opções com o lançamento do RAV4 Hybrid Plug-in, o primeiro híbrido plug-in da marca no país.
Esse marco reforça o compromisso contínuo da Toyota com a inovação e sustentabilidade, mantendo-se na vanguarda da indústria automotiva e atendendo às demandas de um mercado em constante evolução.
Imagens: Divulgação
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.