Maio Amarelo: novas tecnologias no transporte coletivo podem diminuir quantidade de acidentes

Número de mortes no trânsito em 2023 aumentou. Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana, busca conscientizar população e apresenta soluções tecnológicas
Image

A 11ª edição do Maio Amarelo, campanha global de conscientização sobre a segurança no trânsito, se mantém extremamente relevante no Brasil, visto o aumento de acidentes e mortes nos últimos anos. O uso do transporte público coletivo pode ser um fator de diminuição desses números daqui para frente, defende a Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana, especialmente com tecnologias que podem ajudar a prevenir acidentes, como o SI.GO, o Sigom Telemetria e o Console SCM 300.

A preocupação não é para menos: só no estado de São Paulo, o número de mortes no trânsito em 2023 foi o maior dos últimos oito anos, com 987 fatalidades, segundo o Infosiga SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo. O maior número de vítimas é de motociclistas, 409, seguido dos pedestres e de motoristas e passageiros de carros. É notável como dentro das cidades o uso do transporte público coletivo se mostra uma opção mais segura e, ainda assim, vem deixando de ser usado.

Apenas na capital paulista, desde 2013, houve uma queda de pelo menos 30% enquanto a população cresceu pelo menos 3,2% no mesmo período, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo. “Essa redução de passageiros no transporte coletivo tem impactos negativos no ecossistema urbano, afetando a saúde e o bem-estar da população”, alerta Harlen Barbosa, CTO da Empresa 1.

Ele também pede que motoristas e pedestres sejam mais prudentes no trânsito. “Com o aumento do fluxo de veículos, as chances de acidentes crescem. A cada Maio Amarelo precisamos bater nas teclas: respeite a faixa de pedestre, se beber, não dirija, não saia de casa no ‘automático’, fique atento aos sinais de trânsito”, aconselha o CTO. A companhia atende 170 cidades no Brasil, no México e na Guatemala, supervisiona 76 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês.

Nas cidades que disponibilizam o app SI.GO, o passageiro tem uma adição vantajosa no uso do transporte público. O SI.GO possibilita que o passageiro acompanhe em tempo real a localização do ônibus, isso permite maior planejamento e evita atitudes imprudentes dos pedestres no meio do trânsito para alcançar o veículo.

Afinal, 19% das mortes que ocorrem no trânsito do Brasil são de pedestres. E, apesar desse número ter baixado 9 pontos percentuais em uma década (comparando 2010 a 2019 com 2000 a 2009), ainda representa um valor potencialmente alto de sinistros no trânsito nacional.

De acordo com a Empresa 1, muitos desses acidentes poderiam ser evitados com o uso das novas tecnologias para o transporte coletivo. O Sigom Telemetria, por exemplo, é um sistema de monitoramento e desempenho que permite monitorar o veículo e o motorista, em tempo real, durante todo o trajeto. Com ele, é possível acompanhar a velocidade do motorista, bem como acelerações ou freadas bruscas, velocidade de condução em dias chuvosos ou até se o condutor está acelerando com o veículo parado, por exemplo.

“Se, por acaso, um motorista apresentar direção perigosa, freando bruscamente, pela Telemetria é possível saber imediatamente. A partir disso, o Centro de Controle Operacional (CCO) é avisado e pode tomar providências, como direcionar o motorista a um treinamento de reciclagem, por exemplo”, explica Marcionilio Sobrinho, Diretor de Growth da Empresa 1.

Outra tecnologia pertinente para o trânsito é o Console SCM 300, que pode ser usado para que o motorista envie alertas e mensagens para o CCO, como aviso de longos engarrafamentos que podem atrasar o horário do ônibus. “Essa tecnologia pode ser integrada com o Sigom Fleet, nosso sistema de gestão de frota que permite acompanhamento dos carros via satélite. Ou seja, se o motorista reportar trânsito lento, o CCO pode acessar o sistema de gestão de frota para acompanhar o trajeto do ônibus e gerir os próximos veículos daquela linha”, explica o Diretor.

“Todas essas tecnologias são pensadas para oferecer mais segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo”, comenta o CTO da Empresa 1. “Neste Maio Amarelo, convidamos todos a refletir sobre o uso que temos feito dos transportes, a conduta no trânsito, as possibilidades de mobilidade e quais riscos podemos evitar”, completa Harlen.

Imagem: Mitchell Johnson

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.