Transportadora Arsenal renova frota com ônibus Apache Vip V, os primeiros climatizados de Belém

Novos veículos prometem mais conforto e acessibilidade para os passageiros da capital paraense
Image

A Transportadora Arsenal, operadora do transporte urbano de passageiros em Belém/PA, está incorporando novos ônibus zero quilômetro em sua frota, marcando um importante passo na renovação do transporte público da capital paraense. A aquisição faz parte do projeto anunciado pela Prefeitura de Belém em março, que prevê a introdução de 300 novos ônibus na cidade.

Os novos veículos, do modelo Apache Vip V, fabricados pela Caio, são equipados com chassis 17.230/S Euro 6 da Volkswagen e motores MAN D08 34, que oferecem uma potência máxima de 225 cv (166 kW) a 2.300 rpm. Cada ônibus possui capacidade para 81 passageiros, com 40 poltronas estofadas e espaço para 41 passageiros em pé.

Esta frota é a primeira de Belém a contar com ar-condicionado central, proporcionando mais conforto aos usuários. O sistema, da marca Valeo, possui saídas individuais, garantindo uma climatização personalizada para todos os passageiros. Além disso, os ônibus são equipados com itinerários eletrônicos da marca FRT, assoalho revestido com plástico antiderrapante, alças pega-mão, lixeiras, catraca eletromecânica e campainhas via wireless da marca Danval.

A acessibilidade foi uma prioridade na aquisição dos novos ônibus. Todos os veículos estão equipados com elevadores, balaústres táteis e botões de campainha em braile, além de poltronas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência (PCD) e idosos.

A chegada destes novos ônibus representa um avanço significativo na qualidade do transporte público em Belém, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade para os passageiros.

Imagens: Marcelo Ladislau Gomes / Fábio Soares

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.