A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Mobi-Rio, adquiriu novos ônibus com carroceria Torino Expresso e chassi Volvo B320R Euro 6 para o Sistema de BRT da capital fluminense. Conforme anunciado anteriormente aqui no Ônibus & Transporte, a Mobi-Rio, empresa pública que opera o BRT da cidade, está introduzindo melhorias significativas em sua frota.
Nesta terça-feira, uma imagem de um dos novos veículos foi divulgada, mostrando o ônibus em teste na cidade de Curitiba, Paraná. A primeira aparição do veículo ocorreu em um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, gerando grande expectativa entre os usuários do sistema.
Os novos ônibus da Mobi-Rio possuem carroceria fabricada pela Marcopolo, modelo Torino Express, e apresentam configurações de alta qualidade: ar condicionado, janelas panorâmicas com vidros colados, bancada City sem estofamento, catraca, suporte pega-mão nos balaústres horizontais, piso amadeirado e portas dos dois lados — à direita, no nível da rua, e à esquerda, no nível das estações.
Comprometida com a inclusão, a Mobi-Rio equipou os novos veículos com elevadores para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, assentos específicos para pessoas com deficiência, idosos e gestantes, além de uma área reservada para cadeira de rodas. Balaústres táteis e botões de campainha em braile garantem que todos os passageiros possam viajar com conforto e segurança.
Os ônibus são equipados com chassi B320R e motor D8K Euro 6, oferecendo uma potência de 320 cv e torque de 1200 Nm. Estes são os primeiros ônibus da Mobi-Rio com essa configuração 4X2, combinando chassi Volvo e carroceria Marcopolo. As demais unidades adquiridas são articuladas e apresentam o novo layout na cor amarela, marcando uma nova fase do BRT Rio.
Imagem: Kevin Willian
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.