Marcopolo Rail amplia capacidade produtiva com nova fábrica em Caxias do Sul

Nova estrutura de 2.600 m² permitirá produção integral de veículos ferroviários nacionais, incluindo o inovador Prosper VLT Hybrid
Image

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, anunciou a ampliação de sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O novo espaço permitirá a fabricação integral de veículos 100% nacionais, destinados ao transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina. A unidade também possibilitará parcerias estratégicas para projetos de modernização de veículos.

Entre os modelos a serem produzidos está o Prosper VLT Hybrid, recentemente apresentado ao mercado. “O veículo híbrido é voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias. O que proporciona melhor desempenho e autonomia na operação, além de reduzir as emissões de CO2”, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.

03062024 Marcopolo Rail nova unidade 3

A nova fábrica possui equipamentos de ponta e uma equipe de produção altamente especializada, com constante capacitação. O pavilhão atende às normas internacionais e oferece um fluxo mais ergonômico e eficiente, o que aumenta a produtividade. A infraestrutura inclui novas máquinas, gabaritos, pontes rolantes e uma área própria de armazenagem e logística, além de permitir sinergia com outras áreas da Marcopolo.

Atualmente, a Marcopolo Rail está envolvida em projetos como os modelos People Movers e a entrega de três unidades Diesel Multiple Units (DMUs) do modelo Prosper para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela rede ferroviária chilena.

03062024 Marcopolo Rail nova unidade 2

Além da expansão física, a Marcopolo Rail investe na formação de equipes de engenharia para desenvolver projetos cada vez mais personalizados e enfrentar os desafios do setor ferroviário. “Com as novas instalações e equipes qualificadas, vamos desenvolver produtos da mais alta qualidade e ainda temos condições de nos aliar a parceiros estratégicos consagrados no mercado. Podemos dizer que estamos prontos para acompanhar o crescimento do setor, no Brasil e no exterior, tornando o Brasil uma referência em soluções em mobilidade”, conclui Petras Amaral.

Imagens: Divulgação Marcopolo Rail

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.