Primeiro ônibus elétrico no transporte público de São Caetano do Sul é da Mercedes-Benz

Modelo eO500U a Baterias é Apresentado pelo Prefeito José Auricchio Júnior e já Está em Operação na Linha 03 - Circular Barcelona
Image

Na última quinta-feira, 13 de junho, a cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, deu um importante passo em direção à mobilidade sustentável com a introdução do primeiro ônibus elétrico no transporte público municipal. O modelo eO500U, desenvolvido pela Mercedes-Benz, foi apresentado pelo prefeito José Auricchio Júnior e já começou a operar na Linha 03 – Circular Barcelona, sob a gestão da empresa concessionária VIPE (Viação Padre Eustáquio).

Segundo a Prefeitura Municipal, essa iniciativa marca a primeira etapa do processo de eletrificação da frota de ônibus da cidade, que atualmente conta com 57 veículos, todos movidos a diesel. “Esta é uma experiência inédita na sustentabilidade, que trará ainda mais qualidade e modernidade à mobilidade urbana de São Caetano e, consequentemente, para o Programa Tarifa Zero”, afirmou o prefeito Auricchio Júnior.

Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destacou a importância da estreia do eO500U em São Caetano do Sul: “Mais uma vez, estamos ajudando a construir a história da região, marcando presença na mobilidade urbana de uma cidade que é amplamente reconhecida pelo excelente padrão de qualidade de vida. E que, agora, ganha um novo impulso no transporte público pela chegada de um veículo ambientalmente sustentável, com emissões zero na atmosfera e excelente nível de conforto e segurança para os passageiros”.

20240614 79ddc065b40141f3a402f9a502b26bd5 image 7

O ônibus elétrico eO500U é totalmente desenvolvido e produzido no Brasil e já está sendo utilizado em outras cidades, como São Paulo. Com uma autonomia de 250 km, ele se destaca como o veículo com a maior capacidade de transporte de passageiros e a maior autonomia entre os ônibus elétricos no país. Além disso, o sistema de recarga de baterias plug-in, semelhante ao utilizado na Europa, permite uma recarga completa em até três horas.

Essa iniciativa está em sintonia com os pilares ESG (ambiental, social e governança) e com os esforços de descarbonização do transporte. “Expandir a presença da marca em eletromobilidade na Grande São Paulo reafirma o compromisso da Mercedes-Benz de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”, destacou Barbosa.

20240614 b13ca762fa0b46a99dd845a1ac49c1bc image 6

O eO500U representa um avanço significativo para a mobilidade urbana sustentável, oferecendo uma experiência única para motoristas e passageiros, com condução suave, confortável e totalmente silenciosa. Além disso, a Mercedes-Benz oferece suporte completo ao ecossistema de eletromobilidade, incluindo consultoria especializada e treinamento para concessionários e gestores de transporte público.

Com essa inovação, São Caetano do Sul se posiciona na vanguarda da mobilidade urbana sustentável, prometendo um futuro mais verde e eficiente para seus cidadãos.

20240614 d231c2fe879940d2aa590d249e81f8a0 capa

Imagens: Divulgação Mercedes-Benz

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.