Curitiba testa caminhão elétrico para coleta de lixo em busca de redução de emissões de CO2

Ação liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente visa avaliar o impacto ambiental positivo dos veículos elétricos na coleta de resíduos urbanos.
Image

Curitiba iniciou um projeto inovador de três meses para testar a eficiência de um caminhão Volvo FM Electric na coleta de lixo. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, busca reduzir as emissões de CO2 dos veículos de serviço da cidade. O caminhão elétrico será operado pela Cavo, empresa do grupo Estre responsável pela coleta de resíduos na capital paranaense.

O Volvo FM Electric 4×2 rígido é equipado com dois motores elétricos que, juntos, produzem 450 cv, alimentados por quatro baterias de 360 kWh, oferecendo uma autonomia de até 150 quilômetros. Após cada jornada de trabalho, o veículo será recarregado no pátio da Cavo. “Caminhões elétricos são ideais para a coleta de resíduos, pois não emitem poluentes e operam com baixo ruído, melhorando o conforto e a qualidade de vida nas áreas de operação,” afirmou Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo.

Impacto ambiental positivo

O uso de caminhões elétricos pode trazer benefícios ambientais significativos. Um caminhão elétrico que percorre 50 mil quilômetros por ano pode evitar o consumo de cerca de 20 mil litros de combustível, reduzindo a emissão de aproximadamente 60 toneladas de CO2. “O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer devido ao desenvolvimento urbano e à preocupação constante com emissões e ruído,” observou Mildenberg. Em 2023, quase 900 caminhões com compactadores de lixo foram registrados no Brasil, segundo a Anfir.

Desenvolvimento e tecnologia

Embora produzido na Suécia, o Volvo FM Electric tem boa parte de seu projeto mecânico, elétrico e hidráulico desenvolvido no Brasil. Adaptado à norma NR34, que regulamenta equipamentos para transporte de resíduos urbanos no Brasil, o veículo possui uma cabine espaçosa para o motorista e três membros da equipe de limpeza, além de suspensão a ar em ambos os eixos e freios regenerativos que transformam a energia de frenagem em energia elétrica.

Segurança e Inovação

O Volvo FM Electric está equipado com várias tecnologias de segurança, incluindo câmeras de monitoramento traseiro, detecção de pedestres e ciclistas, airbags, controle de estabilidade e tração, detector de sonolência, cabine com célula de sobrevivência e faróis de LED. O caminhão também possui um sistema de alerta sonoro (Avas) que emite sons discretos para alertar os pedestres sobre a movimentação do veículo, aumentando a segurança ao redor.

Compromisso sustentável

A Volvo se compromete a reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e alcançar zero emissões até 2040. A empresa trabalha com motores a combustão que utilizam combustíveis renováveis, veículos 100% elétricos e veículos elétricos a célula de hidrogênio. Líder em caminhões elétricos pesados na Europa, com 47% de participação no mercado, a Volvo começou a oferecer esses veículos no Brasil em 2023 de forma experimental.

Os interessados em acompanhar o progresso do projeto e suas futuras implementações podem encontrar mais informações no site oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba.

Imagens: Divulgação Volvo

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo