A Prefeitura de Belo Horizonte realizou na última terça-feira (25), na Estação São Gabriel, mais uma operação da política de Tolerância Zero contra irregularidades no serviço de transporte público. A ação de fiscalização, focada nas linhas alimentadoras que trazem passageiros dos bairros até a estação, contou com a participação de agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (Sumob), da BHTrans e da Guarda Municipal. Durante a operação, cinco veículos foram abordados, resultando em 38 autuações e a recolha da Autorização de Tráfego (AT) de todos os veículos devido a irregularidades como problemas nos elevadores, freios de porta inoperantes, luzes de sinalização e extintores com defeito.
As linhas fiscalizadas incluíram a 806, 815 e 826, que estão entre as mais reclamadas pelos usuários na capital. A escolha dessas linhas para a fiscalização foi baseada em um trabalho de observação e acompanhamento diário do sistema de transporte coletivo, além das solicitações feitas pelos passageiros.
O superintendente de mobilidade da Sumob, André Dantas, destacou que, nos cinco meses da política de Tolerância Zero, mais de 13 mil ônibus foram fiscalizados na capital. “A Prefeitura de Belo Horizonte tem alcançado resultados importantes, como ter a frota de menor idade média entre as capitais do país, com 5 anos e 4 meses. Isso é fruto de um empenho que possibilitou a introdução de mais de 730 ônibus novos no último ano. Todas as melhorias no transporte coletivo da capital se somam às ações diárias das equipes de fiscalização, que têm sido um trabalho inigualável e único no Brasil”, enfatizou Dantas.
Cinco meses de Tolerância Zero
Em cinco meses da Operação Tolerância Zero, foram realizadas 1.930 ações de fiscalização e 13.407 ônibus vistoriados – alguns deles mais de uma vez –, representando uma média de mais de 630 veículos fiscalizados por semana. As operações resultaram em 14.084 autuações, 474 ATs recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas – inclusive nos pontos finais – e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.
Essas ações têm melhorado a qualidade do transporte na capital e promovido uma mudança de postura por parte das empresas. A participação da população, por meio do canal de WhatsApp e através do PBH App ou do Portal de Serviços da Prefeitura, é fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades. Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde a população necessita, seja nas estações ou nos pontos finais dos bairros.
Imagem: Valéria Marques/Hoje em Dia
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.