Após uma bem-sucedida fase de testes, o Volvo BZL Elétrico entrará em operação regular em Curitiba (PR). Com uma longa história de cooperação em projetos de veículos especiais para o sistema público de transporte da cidade, a Volvo foca em segurança, eficiência e redução de emissões por passageiro transportado.
O Volvo BZL Elétrico foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO₂. “Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Eficiência energética
“Testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor do sistema de transporte público local, mostraram as virtudes do Volvo BZL Elétrico. Grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas foram os principais destaques”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. A marca, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo, já soma mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes.
Equipado com quatro baterias de íon lítio de 94 kWh e movido por um motor elétrico de 200 kW e 425 Nm de torque, o Volvo BZL Elétrico tem uma caixa de câmbio e motor acoplados ao eixo de transmissão, garantindo robustez e alta disponibilidade. O sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando maior segurança e facilidade na operação e manutenção. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia de até 300 quilômetros, permitindo operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem à noite.
Cooperação técnica
O início da operação regular do ônibus elétrico marca mais um capítulo na longa história de cooperação técnica entre a Volvo, os operadores e Curitiba, uma cidade reconhecida por adotar soluções inovadoras para a mobilidade urbana. Signatária do Acordo de Paris, Curitiba tem metas de zerar as emissões de 33% de sua frota até 2030 e 100% até 2050.
Desde que instalou sua fábrica em Curitiba, no final dos anos 1970, a Volvo tem contribuído com projetos de veículos que modernizaram o transporte de passageiros na capital paranaense. Exemplos notáveis são os ônibus biarticulados, introduzidos na cidade há mais de três décadas, que trouxeram eficiência, qualidade e segurança ao deslocamento de pessoas. Com base na experiência bem-sucedida em Curitiba, o conceito foi implantado em várias metrópoles, consolidando a liderança da Volvo em sistemas BRT. Recentemente, a marca anunciou que iniciará testes com seu primeiro biarticulado elétrico na cidade a partir de agosto.
Imagens: Divulgação Volvo
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.