O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizou, nesta sexta-feira (28), uma edição especial da campanha “Não Dê Carona ao Assédio”, marcando o primeiro aniversário da iniciativa. A ação ocorreu na Rodoviária do Rio, bem como nos terminais Roberto Silveira (Niterói) e Nova Iguaçu, onde agentes distribuíram materiais informativos e interagiram com a população.
A campanha é uma parceria com as secretarias estaduais de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Mulher, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importunação sexual nos coletivos intermunicipais, além de acolher e encaminhar vítimas para unidades de atendimento especializado.
De acordo com o Fórum de Segurança Pública de 2023, aproximadamente 50 mil mulheres enfrentam algum tipo de violência de gênero diariamente no Brasil, somando 18 milhões de casos por ano. A pesquisa revela que 46,7% das brasileiras já foram assediadas, sendo que 12,8% dos casos ocorreram nos transportes públicos e 18,6% no ambiente de trabalho. A campanha “Não Dê Carona ao Assédio” continua sendo uma peça fundamental no combate à violência de gênero, promovendo a segurança e o bem-estar das mulheres no transporte público.
Iniciativas de apoio às vítimas
A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, destacou a criação da Ouvidoria da Mulher, um canal específico para atender as vítimas de assédio. “Neste primeiro ano de campanha, recebemos 13 denúncias. As mulheres foram atendidas por uma equipe multidisciplinar do departamento, composta por psicóloga, assistente social e advogada, oferecendo apoio durante esse momento traumático”, relatou Continentino.
Como denunciar
Quem sofrer algum tipo de importunação sexual nos transportes públicos intermunicipais deve entrar em contato com a Ouvidoria do Detro-RJ, por meio do portal OuvERJ, acessível via link – https://www.rj.gov.br/ouverj/, ou pelo telefone (21) 3883-4141.
Imagens: Divulgação/Detro-RJ
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.