A partir desta segunda-feira (01/07), três linhas do sistema de João Pessoa até então operadas pela Viação São Jorge passarão a ser operadas, de forma a princípio temporária, pelas outras três empresas do Consórcio Navegantes.
As linhas são 110-Jardim Planalto, 502-Geisel/Epitácio Pessoa e I008-Muçu Magro/Nova Mangabeira. Cada uma será operada por uma empresa.
A Viação São Sebastião assume a linha 110-Jardim Planalto em suas duas variantes (Cruz das Armas e Acesso Oeste). A linha radial, que atende a parte oeste do bairro de Oitizeiro e leva o nome como essa área é conhecida, nasceu como linha da Etur e foi uma das pioneiras da Transurb, surgida de sua cisão, e da empresa originada de sua aquisição, a Viação São Jorge.
A Viação Nossa Senhora Aparecida assume a 502-Geisel. Tal como a 110, também é uma das linhas pioneiras da Transurb e da São Jorge, porém outras quatro empresas a operaram desde seu surgimento em 1978: Canaã, São Judas Tadeu e RB Transportes de forma compartilhada, posteriormente esta última sozinha, até ser repassada para a Etur, que a operou até a cisão que daria origem a Transurb. Na São Jorge, chegou a ser dividida e até extinta com a criação de variantes como A502, B502 e 1502, que foram revertidas. O atual formato da linha é operado desde 2014.

A Santa Maria assume a linha I008-Muçu Magro/Nova Mangabeira, que depois de idas e vindas, opera de forma regular desde 2010. É a maior linha integracional de João Pessoa, mesmo reduzida a metade de seu itinerário com a inauguração do atual Terminal do Valentina. A Santa Maria já opera linha similar na categoria de interbairros, a 9901-Mangabeira Shopping/Valentina, que atende também a loteamentos ao redor do Valentina.
Importante lembrar que os itinerários e quadro de horários das referidas linhas permanecem inalterados.
Imagens: Divulgação / Ônibus da Paraíba
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.