Mercedes-Benz consolida liderança em tecnologias de automação para caminhões

Com mais de 1.100 unidades em operação, empresa se destaca no setor de transporte autônomo no Brasil.
Image

Visando atender as diversas demandas dos clientes e seguindo as tendências de mercado, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados, com a maior frota de caminhões automatizados em circulação no país, totalizando mais de 1.100 unidades.

“Atualmente, temos o nosso Atego autônomo operando com sucesso na logística interna e em operações confinadas, em parceria com a startup Lume Robotics”, disse Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, temos caminhões semiautônomos transformados em smart machines pela Grunner, que atuam na colheita de cana-de-açúcar e outras atividades agrícolas. Também temos caminhões rádio controlados para operações robustas em áreas de difícil acesso”.

Esses avanços reforçam o posicionamento da Mercedes-Benz como a empresa que mais investe nessas tecnologias. “Nossa marca tornou-se referência no mercado, ocupando a posição de liderança em soluções de automação para caminhões no Brasil”, afirmou Andrade.

As tecnologias de automação estão disponíveis para todos os caminhões Mercedes-Benz BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actros e Arocs –, incluindo caminhões semiautônomos, autônomos e rádio controlados. O Centro de Customização da empresa prepara os veículos para as necessidades específicas dos clientes.

Nova solução de rádio controle

Uma novidade entre as tecnologias oferecidas pela Mercedes-Benz é o rádio controle, que permite que os veículos atuem com eficiência e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como mineração, construção civil e operações subterrâneas. O uso do rádio controle pode ser feito por um joystick, com o operador fora do caminhão para manobras específicas, ou dentro de uma sala de controle para operações remotas.

A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos em operação no Brasil, com mais de 1.100 unidades em circulação, principalmente na colheita de cana-de-açúcar. “Esses caminhões identificam a rota e seguem o percurso sozinhos, guiados por GPS de alta precisão. O condutor assume o comando após o carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levam a cana-de-açúcar para as usinas”, destacou Andrade.

Além dos semiautônomos, a Mercedes-Benz tem caminhões autônomos atuando em ambientes controlados, como os quatro Atego autônomos que interligam a linha de produção da Ypê e seu Centro de Distribuição interno. “Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão, o que é ideal para situações repetitivas e complexas, como as do CD da Ypê”, explicou Andrade.

Os caminhões autônomos e rádio controlados oferecem vários benefícios, como eficiência operacional, maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível. Outras vantagens incluem a redução de custos de manutenção e a facilidade na integração de sistemas logísticos. “A segurança é outro ponto fundamental, com redução de acidentes, minimização de trabalho em ambientes insalubres e redução de fadiga”, acrescentou Andrade.

Além de desenvolver soluções tecnológicas avançadas, a Mercedes-Benz oferece consultoria especializada para integrar essas tecnologias nas operações dos clientes. “Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva”, destacou Andrade. “Cada operação tem suas características e necessidades específicas, e nossas equipes fazem levantamentos caso a caso para propor as soluções de automação mais adequadas”.

Com a contínua inovação e o compromisso com a excelência, a Mercedes-Benz se posiciona como a marca referência em soluções de tecnologia de automação para caminhões em ambientes controlados no Brasil.

Imagens: Divulgação Mercedes-Benz

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.