Visando atender as diversas demandas dos clientes e seguindo as tendências de mercado, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados, com a maior frota de caminhões automatizados em circulação no país, totalizando mais de 1.100 unidades.
“Atualmente, temos o nosso Atego autônomo operando com sucesso na logística interna e em operações confinadas, em parceria com a startup Lume Robotics”, disse Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, temos caminhões semiautônomos transformados em smart machines pela Grunner, que atuam na colheita de cana-de-açúcar e outras atividades agrícolas. Também temos caminhões rádio controlados para operações robustas em áreas de difícil acesso”.
Esses avanços reforçam o posicionamento da Mercedes-Benz como a empresa que mais investe nessas tecnologias. “Nossa marca tornou-se referência no mercado, ocupando a posição de liderança em soluções de automação para caminhões no Brasil”, afirmou Andrade.


As tecnologias de automação estão disponíveis para todos os caminhões Mercedes-Benz BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actros e Arocs –, incluindo caminhões semiautônomos, autônomos e rádio controlados. O Centro de Customização da empresa prepara os veículos para as necessidades específicas dos clientes.
Nova solução de rádio controle
Uma novidade entre as tecnologias oferecidas pela Mercedes-Benz é o rádio controle, que permite que os veículos atuem com eficiência e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como mineração, construção civil e operações subterrâneas. O uso do rádio controle pode ser feito por um joystick, com o operador fora do caminhão para manobras específicas, ou dentro de uma sala de controle para operações remotas.
Crescimento da frota automatizada
A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos em operação no Brasil, com mais de 1.100 unidades em circulação, principalmente na colheita de cana-de-açúcar. “Esses caminhões identificam a rota e seguem o percurso sozinhos, guiados por GPS de alta precisão. O condutor assume o comando após o carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levam a cana-de-açúcar para as usinas”, destacou Andrade.


Além dos semiautônomos, a Mercedes-Benz tem caminhões autônomos atuando em ambientes controlados, como os quatro Atego autônomos que interligam a linha de produção da Ypê e seu Centro de Distribuição interno. “Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão, o que é ideal para situações repetitivas e complexas, como as do CD da Ypê”, explicou Andrade.
Benefícios da automação
Os caminhões autônomos e rádio controlados oferecem vários benefícios, como eficiência operacional, maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível. Outras vantagens incluem a redução de custos de manutenção e a facilidade na integração de sistemas logísticos. “A segurança é outro ponto fundamental, com redução de acidentes, minimização de trabalho em ambientes insalubres e redução de fadiga”, acrescentou Andrade.
Além de desenvolver soluções tecnológicas avançadas, a Mercedes-Benz oferece consultoria especializada para integrar essas tecnologias nas operações dos clientes. “Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva”, destacou Andrade. “Cada operação tem suas características e necessidades específicas, e nossas equipes fazem levantamentos caso a caso para propor as soluções de automação mais adequadas”.


Com a contínua inovação e o compromisso com a excelência, a Mercedes-Benz se posiciona como a marca referência em soluções de tecnologia de automação para caminhões em ambientes controlados no Brasil.
Imagens: Divulgação Mercedes-Benz
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.