Nesta quinta-feira (04/07), a cidade de Itaboraí celebra o retorno dos “Laranjinhas”, os ônibus com Tarifa Zero que voltaram a circular pelas ruas do município. Com o objetivo de facilitar o deslocamento da população, a reativação desses coletivos gratuitos é vista como uma grande vitória pelos moradores. As três linhas em operação realizarão suas primeiras viagens às 5h e as últimas às 23h, conectando os bairros Reta Velha e São Joaquim, Itambi e Manilha, além de Engenho Velho e Manilha.
A volta simbólica dos “Laranjinhas” às ruas de Itaboraí aconteceu nesta quarta-feira (03/07), com um desfile pela Avenida 22 de Maio, despertando a nostalgia e a alegria dos habitantes. O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, destacou a importância desse retorno, enfatizando o impacto positivo na vida dos moradores.
“Hoje é um dia muito importante e histórico para a nossa cidade. Sabemos o quanto esses ônibus beneficiam o nosso povo, o quanto as pessoas ficaram felizes de não precisar colocar a mão no bolso para pagar a passagem. E nós vimos a covardia acontecer em Itaboraí com a paralisação dos nossos ônibus de graça, mas a gente não se acovardou e a demonstração acontece com o retorno dos ‘Laranjinhas’ para a nossa cidade. Hoje é um dia de vitória para o nosso povo, ver tanta gente feliz é muito gratificante”, declarou Delaroli.
Linhas e itinerários dos “Laranjinhas”
Uma das rotas reativadas é a linha Reta Velha x São Joaquim, que parte da Avenida Flávio Vasconcelos, na altura da Rua 8, e segue até a Rua Darly Lobosco, em Joaquim de Oliveira. Outra linha em operação é a Manilha x Itambi, com ponto de partida na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, e destino na Rua Nestor Viana, em Itambi. Essas duas linhas juntas cobrem um percurso de 40km (ida e volta).
A terceira linha em circulação é a Engenho Velho x Manilha, que em Manilha tem a unidade do Café do Trabalhador como ponto de partida. O trajeto passa pela BR-101, desviando pela Rua Dona Bela, no bairro Bela Vista, até a Rua Projetada, retornando para a BR-101 e seguindo pela Avenida 22 de Maio até o ponto final. No sentido inverso, partindo de Engenho Velho, o itinerário percorre a Avenida 22 de Maio e a BR-101 até Manilha.
O projeto dos ônibus com Tarifa Zero é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS). Os “Laranjinhas” são equipados com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), sirenes para solicitação de desembarque e poltronas confortáveis.
“O retorno dos ônibus com Tarifa Zero é de grande importância para a população de Itaboraí, pois trazem mais dignidade para o povo da nossa cidade. Hoje é um marco para o nosso município”, afirmou o secretário municipal de Transporte, Marcelo Figueiredo.
Impacto na vida dos moradores
A volta dos coletivos gratuitos foi recebida com entusiasmo pela população. A auxiliar administrativa Mayara Costa, de 36 anos, compartilhou sua alegria pelo retorno dos “Laranjinhas”.
“Os ônibus de graça trazem uma cara nova para Itaboraí e vão beneficiar muitas pessoas que não têm condição de pagar uma passagem. Estava ansiosa pelo retorno dos ‘Laranjinhas’ e, enfim, esse dia tão esperado chegou. Agora é desfrutar desse benefício, valeu Itaboraí”, disse a moradora do bairro Venda das Pedras.
O retorno dos “Laranjinhas” não só simboliza uma melhoria na mobilidade urbana, mas também representa um passo significativo para a inclusão social e o bem-estar dos habitantes de Itaboraí. A gratuidade no transporte público é uma iniciativa que alivia o orçamento das famílias, melhora a acessibilidade e promove uma cidade mais justa e igualitária.
A gestão municipal continua trabalhando para garantir que os “Laranjinhas” possam atender cada vez mais bairros e moradores, consolidando Itaboraí como uma referência em mobilidade urbana sustentável e acessível. A expectativa é que, com o tempo, novas linhas sejam criadas e mais pessoas possam usufruir desse benefício.
Imagens: Divulgação Prefeitura de Itaboraí
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.