A LATAM anunciou a ampliação de suas operações na rota Santiago (Chile)-Melbourne (Austrália), aumentando de três para quatro frequências semanais entre dezembro de 2024 e março de 2025, período correspondente à temporada de verão.
Além dessa expansão, a LATAM continuará oferecendo quatro frequências semanais na rota Santiago-Sidney (Austrália) e seis frequências semanais na rota Santiago-Auckland (Nova Zelândia)-Sidney (Austrália). A companhia espera transportar cerca de 37 mil passageiros na rota Santiago-Melbourne durante os quatro meses de operação, sendo aproximadamente 4 mil provenientes do Brasil.
Os brasileiros poderão aproveitar as conexões oferecidas pela LATAM para Melbourne a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte/Confins, com uma média de 22 horas de viagem, incluindo a conexão em Santiago. Os voos de Santiago para Melbourne serão operados aos domingos, segundas, terças e quintas-feiras, enquanto os voos de Melbourne para Santiago ocorrerão às segundas, terças, quartas e sextas-feiras. As viagens serão realizadas em aeronaves Boeing 787-9, que têm capacidade para 300 passageiros, incluindo 30 assentos na classe Premium Business, 57 na Economy Premium e 213 na Economy.
Retomada de Voos Diretos Santiago-Sidney
A partir de 27 de outubro, a LATAM retomará a rota direta entre Santiago e Sidney, considerada a mais longa da companhia, com mais de 11,3 mil quilômetros. Com a retomada, os passageiros poderão fazer o trajeto em menos de 15 horas, uma redução de quatro horas em comparação com o voo que faz escala em Auckland. Os voos de Santiago para Sidney decolarão às terças, quintas, sábados e domingos, enquanto os voos de Sidney para Santiago serão realizados às segundas, quartas, sextas e domingos. A companhia estima transportar mais de 200 mil viajantes por ano nessa rota.
Crescimento da LATAM no Brasil
A LATAM opera atualmente a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos nacionais. Desde 2021, a companhia lidera a aviação brasileira em termos de passageiros por quilômetro transportados (RPK), conforme dados da ANAC. Em 2023, a LATAM transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, um crescimento de 8% em relação a 2022. Esse avanço foi impulsionado pela adição de 15 novos aviões à frota brasileira da companhia.
Para 2024, a LATAM prevê um crescimento de 8% a 10% na sua operação doméstica no Brasil, com a chegada de mais aeronaves e a adição de mais de 3 milhões de assentos ao mercado. Internacionalmente, a LATAM liderou o mercado brasileiro em maio de 2024, com uma participação de 24%, sendo a empresa que mais transporta turistas ao Brasil, operando voos a partir de 90 aeroportos no exterior.
Em novembro de 2023, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o Brasil internacionalmente, reforçando a posição da companhia como líder no transporte de turistas para o país.
Imagem: Divulgação/LATAM
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.