Decisão judicial determina apreensão de ônibus da Ricco Transportes em Rio Branco

Sentença emitida pela 38ª Vara Cível da Comarca de São Paulo visa 16 ônibus devido à inadimplência de empréstimo junto ao Banco Caruana
Ricco Transportes

Uma decisão judicial da 38ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, proferida na semana passada, determinou a busca e apreensão de 16 ônibus da Rotran Auto Ônibus Linhas Rodoviárias LTDA, empresa vinculada à Ricco Transportes, responsável pelo transporte coletivo em Rio Branco, capital do Acre. A medida foi tomada em virtude da falta de pagamento de um empréstimo de R$ 2.628.322,21 milhões junto ao Banco Caruana, de São Paulo. As informações foram dadas inicialmente pelo sites Notícias da Hora e AC 24 Horas.

Segundo o processo, a empresa com sede em Goiás assumiu o compromisso de quitar 54 parcelas do empréstimo, destinado à aquisição de ônibus modelo Mercedes Benz, Induscar Apache U, fabricados entre 2014 e 2016. Os advogados do banco alegam que os pagamentos foram interrompidos desde fevereiro de 2024.

O Juiz de Direito Danilo Mansano Barioni acatou a liminar solicitada pelo banco, ordenando a apreensão dos veículos e enviando carta precatória à Comarca de Rio Branco para dar continuidade ao processo. A juíza Bruna Barreto Perazzo Costa, em resposta, concedeu à Ricco um prazo de 5 dias para apresentar medidas que visem uma solução amigável com o banco, considerando o interesse público.

Clendes Vilas Boas, superintendente da RBTrans, assegurou que a decisão judicial não afetará o transporte público na capital acreana. “Tomei conhecimento da decisão judicial através da própria empresa Ricco. Trata-se de um litígio na justiça entre a empresa e o Banco Caruana referente à negociação de alguns ônibus. Essa decisão não vai afetar o sistema de transporte em Rio Branco, pois os ônibus já foram substituídos por outros veículos que chegaram recentemente. Portanto, não haverá diminuição da frota nem colapso no sistema de transporte,” garantiu Vilas Boas.

Vereador propõe CPI para investigar Ricco Transportes

O vereador Fábio Araújo (MDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 11, para apresentar um requerimento verbal propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa Ricco Transportes em Rio Branco. O documento formal será protocolado na próxima semana e necessitará de seis votos para sua aprovação.

Segundo o parlamentar, a investigação é necessária após a revelação da dívida contraída por uma empresa do grupo Ricco em Goiás com um banco de São Paulo, que culminou no pedido de mandado de busca e apreensão dos 16 ônibus integrantes do sistema de transporte público de Rio Branco. “Vamos abrir a CPI também. Eu deixo aqui apresentado, senhor presidente [Raimundo Neném],” declarou Araújo.

Imagem: Divulgação

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.