A empresa de ônibus Vera Cruz, que opera o transporte público coletivo na Região Metropolitana do Recife (RMR), está enfrentando uma grave crise financeira e operacional. Em breve, a empresa deverá suspender e transferir mais linhas para outras operadoras do sistema.
Ao todo, 14 linhas de ônibus terão a operação transferida para as Empresas Borborema e Metropolitana, com cada uma assumindo sete linhas. Em abril, a Vera Cruz já havia transferido 12 linhas após solicitar ao governo de Pernambuco a devolução e transferência de parte de sua operação.
Com o prazo de 90 dias do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) chegando ao fim, o Estado planeja novas transferências devido à incapacidade da Vera Cruz de cumprir com as exigências estabelecidas.
O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) já realizou uma consulta oficial de interesse e capacidade de operação às empresas Borborema e Metropolitana. Ambas confirmaram interesse e condições operacionais para assumir as novas linhas.
Linhas que deverão ser transferidas
Para a Empresa Borborema:
- 124 – Vila do Sesi/TI Tancredo Neves
- 125 – Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
- 151 – Jardim Jordão/TI Aeroporto
- 152 – Jordão Baixo/TI Aeroporto
- 153 – Jordão Alto/TI Aeroporto
- 154 – Jordão (Bacurau)
- 155 – Jordão Baixo/Boa Viagem
Para a Empresa Metropolitana:
- 126 – UR-03/TI Tancredo Neves
- 131 – UR-02 (Bacurau)
- 132 – UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves
- 134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves
- 141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
- 143 – UR-06/TI Tancredo Neves
- 168 – TI Tancredo Neves (Cde. B. Vista)
As transferências são parte de um esforço contínuo para manter a eficiência e a qualidade do serviço de transporte público na região, diante das dificuldades enfrentadas pela Vera Cruz.
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.