40 ônibus do tipo ‘Padron’ para o BRT MOBI-Rio já foram fabricados pela Marcopolo

Das 40 unidades, cerca de 30 já foram encaminhas para serem entregues no Rio de Janeiro.
MOBI-Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da MOBI-Rio, empresa pública carioca criada para operar e gerir o sistema BRT carioca, receberá em breve a 40º unidade da carroceria urbana Torino 2014, fabricada pela Marcopolo, com chassi Volvo B320R 4×2 Euro 6. No último sabado (27), mais uma unidade, identificada como E901139, foi registrada circulando pelas imediações da fábrica da Marcopolo em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O chassi B320R utiliza o motor D8K de 8 litros da Volvo e consegue entregar a potência máxima de 320 cv e um torque máximo de 1200 Nm, mesmo atendendo os parâmetros de redução da emissão de poluentes impostos pela norma Proconve P-8/Euro 6. Além de proporcionar um meio de transporte menos poluente para a capital carioca, o modelo promete uma economia de 10% no consumo de combustível segundo a Volvo, além de menor desgaste dos componentes mecânicos e maior conforto para o operador.

Os novos ônibus da MOBI-Rio, montados na configuração ‘Padron’, ou seja, com motor traseiro e piso alto, possui sistema de ar-condicionado, janelas com vidros colados, bancada City sem estofamento, catraca, suporte pega-mão nos balaústres horizontais, piso amadeirado e portas em ambos os lados, atendendo ao nível da rua e das estações do BRT da capital fluminense.

Para garantir a acessibilidade para os passageiros que possuem algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida e que irão embarcar fora das estações, os veículos foram montados com uma plataforma elevatória do tipo gaveta, com áreas reservadas para cadeiras de rodas e assentos específicos para pessoas com deficiência, idosos e gestantes. Além de balaústres táteis e botões de campainha em braile garantem acessibilidade completa.

A primeira unidade deste mesmo modelo, numerada com o prefixo E901100 foi registrada em testes durante o mês de maio em Curitiba, no Paraná, onde fica localizada a fábrica da fabricante do chassi, mas, as primeiras unidades começaram a ser transportadas para o Rio de Janeiro neste mês de junho e até o momento nenhuma unidade produzida pela Marcopolo entrou em operação, estando passando pelos processos de emplacamento e vistoria.

Porém, o sistema BRT do município já conta com algumas unidades do tipo ‘Super Padron’ (nomenclatura utilizada pela Mercedes-Benz para os seus veículos do tipo ‘Padron’) operando, fabricadas pela encarroçadora Caio em Botucatu, no interior de São Paulo, e que já começaram a ser entregues no mês de maio pela encarroçadora paulista.

Essa unidades produzidas pela Caio estão equipadas com o chassi Mercedes-Benz O 500 M 1928/59 Super Padron 4×2 BlueTec 6, esse modelo utiliza o motor OM 926 LA de 7,2 litros e câmbio Voith DIWA 6 D854.6 com retarder incorporado, a combinação consegue entregar a potência máxima de 286 cv (210 kW) a 2.200 rpm e 1.100 Nm (112 mkgf) de torque entre 1200 e 1600 rpm, também atendendo os padrões da norma Proconve P-8/Euro 6.

Imagem: Jovani Cecchin

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.