A Viação Transmoreira, operadora do sistema de transporte coletivo de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de fretamento empresarial e de linhas intermunicipais mineiras, com sede no Município de Contagem, em Minas Gerais, está recebendo ao menos duas novas unidades do micro-ônibus Sênior, modelo produzido pela encarroçadora Marcopolo em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
As duas unidades que foram registradas pelo fotógrafo Jovani Cecchin, nas imediações da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), possuem configurações distintas. Uma utilizando chassi produzido pela Mercedes-Benz e outra com chassi da Volkswagen. Se tratam de unidades dos modelos LO-916 BlueTec 6 e 11.180/S Euro 6.
O chassi produzido pela Mercedes-Benz utiliza o motor OM 924 LA de 4,8 litros, capaz de entregar 163 cv (120 kW) de potência a 2.200 rpm e 610 Nm (62,2 mkgf) de torque máximo entre 1200 e 1600 rpm. Já o modelo da Volkswagen, com motor ISF 3.8 de 4,8 litros, entrega 175 cv (129kW) de potência a 2.500 rpm e 600 Nm de torque entre 1.100 e 1.800 rpm, ambos atendem os retritos padrões de emissão de poluentes impostos pela norma Proconve P-8/Euro 6.
No entando, o modelo produido pela Mercedes utiliza o Arla no sistema de pós-tratamento para a redução catalítica seletiva de MP e NOx (DOC + DPF + SCR). Enquanto o modelo produzido pela Volkswagen atende os requisitos impostos pela norma apenas com o sistema SCR.
Os dois novos micros da empresa estão configurados no padrão de fretamento e utilizando a identidade padrão da empresa mineira, provavelmente sendo encaminhados para o setor de fretamento contínuo da empresa e para serviços de turismo eventual. Apesar das unidades não possuírem vidros colados, as duas carrocerias estão montadas com sistema de ar-condicionado e estão montados com 31 poltronas rodoviárias executivas.
Os modelos contam com uma poltrona elevatória, para embarque e desembarque de passageiros com deficiência física ou mobilidade reduzida, dutos de ar condicionado e luzes de leitura com controle individual no porta-pacotes, carregadores USB individuais nas poltronas e cinto de segurança.
Imagens: Jovani Cecchin
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.