O Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal do Pernambuco (IFPE) recebeu um novo ônibus para o transporte escolar na última terça-feira (23). O veículo, com capacidade para transportar 44 passageiros adultos sentados, é equipado com plataforma elevatória, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência, idosas ou com mobilidade reduzida.
A aquisição do ônibus escolar foi realizada com recursos próprios do orçamento de 2023, complementados por recursos da Reitoria do IFPE. O valor final do veículo foi de aproximadamente R$ 690.000,00, e o processo de compra foi iniciado durante a gestão do ex-diretor, professor Mauro França.
“Estamos trazendo este novo ônibus para nossa comunidade, nos 70 anos do Campus Vitória. Acredito que seja um belo presente aos estudantes”, declarou o diretor-geral do IFPE Vitória, professor Lucas Dantas, em vídeo publicado em suas redes sociais. Ele também agradeceu ao professor Mauro França, ao reitor José Carlos de Sá, e à Pró-Reitoria de Administração (Proad), na época gerida por Rozendo França.
O novo ônibus atenderá a demanda de transporte diário dos estudantes, nos trajetos entre a cidade e o campus. Por ser do tipo Ônibus Rural Escolar Grande (ORE-3), com carroceria planejada para percorrer estradas de difícil acesso, também será utilizado para deslocamentos em visitas técnicas nas comunidades circunvizinhas.
A necessidade de um novo veículo era antiga, já que um dos ônibus utilizados pelo campus tem 26 anos de uso. “Depois de um ano de muito esforço, nós estamos entregando um equipamento de qualidade, que vai garantir conforto e segurança aos nossos estudantes”, ressaltou o diretor de Administração e Planejamento (DAP), Juan Nunes.
O novo ônibus será emplacado, adesivado e, em breve, entrará em circulação. O chefe do Setor de Transportes, Hélder da Mata, destacou a importância de os estudantes cuidarem do novo veículo para que ele atenda às necessidades do campus por muitos anos. “A gente espera que nossa comunidade preserve esse ônibus: nada de riscar, amassar, rasgar banco. Preservem e façam bom uso desse equipamento”, afirmou no vídeo.
O modelo baseado no tipo ORE-3 utiliza a carroceria do Gran Midi, modelo 2011, produzido pela Mascarello e chassi Volkswagen 15.210E/R 4×2 Euro 6, que utiliza o motor D08 34 de 4,6 litros, capaz de entregar 205 cv (151 kW) de potência máxima a 2.300 rpm e 750 Nm de torque entre 1.200 e 1.800 rpm. O modelo já atende os padrões restritos de emissão de poluentes impostos pela norma Proconve P-8/Euro 6.
A denominação E/R é utilizado pela Volkswagen em seus chassi para denominar a configuração especial para o transporte Escolar ou Rural, que possuem maior capacidade para operação off-road.
Imagem: Divulgação/IFPE
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.