A Mercedes-Benz, por meio da ASG Motorsport, está trazendo um destaque inovador para a Copa Truck em Interlagos: a introdução dos caminhões GenH2 com célula de combustível. Cinco unidades desses caminhões, movidos a hidrogênio líquido, serão testadas em diversas frotas durante um período experimental de aproximadamente um ano.
Os caminhões GenH2 serão utilizados por grandes empresas como Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz. Cada empresa testará o GenH2 em diferentes contextos, como transporte de materiais de construção, gases industriais, contêineres marítimos e logística de PVC e vinil. Essa fase de testes visa proporcionar uma experiência prática com a nova tecnologia e permitirá à Daimler Truck obter dados valiosos para aprimorar o desenvolvimento de produção em série dos caminhões.
Os GenH2 Trucks são baseados no Actros, caminhão tradicional da Mercedes-Benz para longas distâncias, e são projetados para oferecer desempenho e carga útil comparáveis aos caminhões convencionais. Cada caminhão possui dois tanques de hidrogênio líquido com capacidade de 44 kg cada e um sistema de célula de combustível da Cellcentric, uma joint venture da Daimler Truck e do Grupo Volvo. Com uma autonomia de até 1.000 quilômetros, esses caminhões visam demonstrar o potencial dos veículos movidos a hidrogênio em operações de longa distância.
Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, enfatiza a importância de combinar tecnologias de propulsão elétrica e a baseadas em hidrogênio para a descarbonização do transporte. “A transformação só será bem-sucedida se a energia verde estiver amplamente disponível. Precisamos de mais impulso em toda a Europa para criar a infraestrutura necessária”, afirma Daum.
Os clientes estão ansiosos para ver como os caminhões GenH2 se comportam em condições reais de operação. Seifi Ghasemi, CEO da Air Products, destaca a importância dos testes para a conversão da frota de distribuição da empresa para veículos movidos a hidrogênio. Andreas Marschner, da Amazon, sublinha o compromisso da empresa com a descarbonização e a inovação no transporte. Wouter Bleukx, da INEOS, e Frédéric Derumeaux, da VERVAEKE, também expressam entusiasmo pelo potencial do hidrogênio como solução energética transformadora.
Hildegard Müller, presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), complementa que a propulsão por célula de combustível deve ser considerada ao lado das tecnologias de bateria. “A mobilidade elétrica não deve ser limitada apenas à propulsão à bateria; o hidrogênio também desempenha um papel crucial”, diz Müller.
A Daimler Truck está comprometida em avançar na tecnologia de hidrogênio e na descarbonização do transporte, com um foco especial na criação de infraestrutura adequada e no desenvolvimento contínuo de soluções sustentáveis. O início dos testes dos GenH2 marca um passo importante na jornada para uma mobilidade livre de emissões.
Imagens: Divulgação/Mercedes-Benz
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.