Mercedes-Benz realiza testes iniciais em Interlagos (SP) com caminhões Actros movidos a hidrogênio

Cinco caminhões Mercedes-Benz GenH2 iniciarão testes com empresas de destaque, marcando um avanço significativo na tecnologia de células de combustível.
Image

A Mercedes-Benz, por meio da ASG Motorsport, está trazendo um destaque inovador para a Copa Truck em Interlagos: a introdução dos caminhões GenH2 com célula de combustível. Cinco unidades desses caminhões, movidos a hidrogênio líquido, serão testadas em diversas frotas durante um período experimental de aproximadamente um ano.

Os caminhões GenH2 serão utilizados por grandes empresas como Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz. Cada empresa testará o GenH2 em diferentes contextos, como transporte de materiais de construção, gases industriais, contêineres marítimos e logística de PVC e vinil. Essa fase de testes visa proporcionar uma experiência prática com a nova tecnologia e permitirá à Daimler Truck obter dados valiosos para aprimorar o desenvolvimento de produção em série dos caminhões.

20240801 896603c7edc249179c9ddc94e4107963 24dt152 007

Os GenH2 Trucks são baseados no Actros, caminhão tradicional da Mercedes-Benz para longas distâncias, e são projetados para oferecer desempenho e carga útil comparáveis aos caminhões convencionais. Cada caminhão possui dois tanques de hidrogênio líquido com capacidade de 44 kg cada e um sistema de célula de combustível da Cellcentric, uma joint venture da Daimler Truck e do Grupo Volvo. Com uma autonomia de até 1.000 quilômetros, esses caminhões visam demonstrar o potencial dos veículos movidos a hidrogênio em operações de longa distância.

Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, enfatiza a importância de combinar tecnologias de propulsão elétrica e a baseadas em hidrogênio para a descarbonização do transporte. “A transformação só será bem-sucedida se a energia verde estiver amplamente disponível. Precisamos de mais impulso em toda a Europa para criar a infraestrutura necessária”, afirma Daum.

Os clientes estão ansiosos para ver como os caminhões GenH2 se comportam em condições reais de operação. Seifi Ghasemi, CEO da Air Products, destaca a importância dos testes para a conversão da frota de distribuição da empresa para veículos movidos a hidrogênio. Andreas Marschner, da Amazon, sublinha o compromisso da empresa com a descarbonização e a inovação no transporte. Wouter Bleukx, da INEOS, e Frédéric Derumeaux, da VERVAEKE, também expressam entusiasmo pelo potencial do hidrogênio como solução energética transformadora.

20240801 c10792369bf04750a68255fb8e6caaa3 24dt152 025

Hildegard Müller, presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), complementa que a propulsão por célula de combustível deve ser considerada ao lado das tecnologias de bateria. “A mobilidade elétrica não deve ser limitada apenas à propulsão à bateria; o hidrogênio também desempenha um papel crucial”, diz Müller.

A Daimler Truck está comprometida em avançar na tecnologia de hidrogênio e na descarbonização do transporte, com um foco especial na criação de infraestrutura adequada e no desenvolvimento contínuo de soluções sustentáveis. O início dos testes dos GenH2 marca um passo importante na jornada para uma mobilidade livre de emissões.

Imagens: Divulgação/Mercedes-Benz

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.