MOBI-Rio recebe uma nova unidade do Caio Apache VIP V para o Sistema BRT do Rio de Janeiro (RJ)

Unidade chega com a mesma configuração dos veículos 2022, porém com tecnologia Euro 6.
Caio Apache VIP V para o BRT do Rio Janeiro, veículo da MOBI-Rio.

A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC)/MOBI-Rio, empresa pública vinculada a pasta da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR Rio) e que opera o Sistema BRT da capital fluminense, está recebendo uma nova unidade do modelo urbano da Caio, o Apache VIP V, com 15 metros de comprimento e tecnologia Euro 6. A unidade numerada com o prefixo E903034 já está no Rio de Janeiro, realizando os procedimentos de vistoria, emplacamento e instalação de sistemas como de GPS, videomonitoramento e bilhetagem eletrônica.

O modelo da Caio está montado sob o chassi 22.260/S 6×2 Euro 6 da Volkswagen, que utiliza o motor MAN D08 36 de 6,9 litros e capaz de entregar 260 cv de potêcnia máxima (191 kW) a 2.200 rpm e 950 Nm de torque entre 1.000 e 1.800 rpm. Utilizando sistema de pós-tratamento de gases e aumentando a eficiência de consumo de combustível, o veículo atende os padrões exigidos na norma Provonce P-8, porporcionando um transporte mais sustentável e ar mais puro para cidade.

Os veículos que utilizam esse modelo de chassi, que somente a Volkswagen possui atualmente, são conhecidos como o “bi-toco” já que o mesmo possui dois eixos direcionais na dianteira. No Rio de Janeiro já é possível observar outras 34 unidades do Apache VIP V com configuração similar circulando no Sistema BRT carioca, entregues no final de 2022 para a MOBI-Rio e que possuem a tecnologia Euro 5.

Uma curiosidade sobre a nova unidade é que a numeração é a mesma de um dos veículos já entregues em 2022. O motivo é que, na verdade, originalmente eram 35 unidades só que uma das unidades acabou pegando fogo no Arco Metropolitano, enquanto realizava testes após receber manutenção pela concessionária responsável pela venda do veículo e teve perda total, ou seja, o novo veículo na realidade é uma substituição do veículo perdido, na garantia, sem gerar custos de aquisição para a população da cidade do Rio de Janeiro.

Por isso, o modelo deverá ser o único com esta configuração a receber a tecnologia Euro 6, ao menos até o momento, já que junto da unidade a cidade chegou até a receber outras 30 unidades da encarroçadora Caio, porém são do modelo Millennium V do tipo Padron, com motorização traseira, e foram adquiridos do último edital de compra de novas unidades, lançado em janeiro de 2024. A cidade também possui outras unidades do Apache VIP V rodando nas empresas municipais, na configuração urbana convencional, sendo um dos modelos mais comuns do sistema muncipal. No Sistema BRT o modelo também opera o serviço que liga o Aeroporto do Galeão ao Terminal Intermodal Gentileza.

O Apache VIP V de 15 metros possui capacidade para transportar 100 passageiros, assim como anterior, possui duas portas do lado esquerdo para embarque nas plataformas do BRT e três portas do lado direito, sendo a porta central de uso exclusivo para operação da plataforma elevatória do tipo gaveta. Possuindo uma área reservada para fixação da cadeira de rodas, com cinto de três pontos no local e também a poltrona auxiliar para pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia, além de poltronas preferenciais reservadas e sinalizadas com a cor amarela para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com dificiência ou alguma condição especial e uma poltrona para obesos.

Os requisitos de acessibilidade do veículo também inclui balaústres táteis, botoeiras de solicitação de parada com inscrita em braile e caso o cadeirante embarque através da plataforma, uma das portas do lado esquerdo do Apache VIP V possui uma rampa, que se abre e elimina o vão entre o veículo.

Ele também contam com sistema de ar-condicionado, monitores, janelas com vidros colados e do tipo fumê, lixeiras, suportes pega-mão nos balaústres horizontais, bloqueador de portas, solicitação de parada por acionamento via wireless, tomadas USB nas laterais dos veículos, câmeras internas de monitoramento, itinerários eletrônicos na cor âmbar fabricados pela Luminator, saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, câmeras externas para auxílio nas manobras ao motorista e iluminação interna em LED.

Imagem: Luiz Paulo Rodrigues Silva

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.