A Lat.Bus, maior feira de mobilidade da América Latina, foi palco nesta quinta-feira, 8 de agosto, de uma palestra proferida pelo economista Ricardo Amorim, a convite da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). O evento focou na integração da inteligência artificial no transporte rodoviário e nas implicações econômicas do setor.
Amorim iniciou sua palestra destacando a importância da revolução tecnológica na mobilidade. “Não há alternativa a não ser adotar essas novas tecnologias. As mudanças mais significativas na mobilidade urbana estão chegando, mesmo que lentamente. Se você ainda não usa inteligência artificial, comece a considerar isso. A popularização dessas tecnologias faz com que se tornem tendências”, afirmou o economista.
Ele também abordou a economia atual, com ênfase nas taxas de juros e financiamentos. Amorim explicou que a redução das taxas de juros tem levado a uma expansão das cartas de crédito para o setor automotivo. “Essa expansão não só fortalece o setor automotivo, mas também beneficia a economia em geral. Com a alta demanda por veículos, o setor gera mais empregos, tanto diretos quanto indiretos, aumentando o consumo e promovendo um ciclo virtuoso na economia”, analisou Amorim. Segundo ele, a redução das taxas de juros e o fortalecimento da moeda local indicam boas perspectivas para o aumento das frotas e para o crescimento econômico nos próximos anos.
Letícia Pineschi, conselheira da Abrati, complementou que as perspectivas positivas já se refletem nos investimentos do setor. “Inicialmente estimamos investimentos em torno de R$ 3,6 bilhões para este ano, abrangendo renovação de frota, tecnologia, treinamentos e otimização de processos. No entanto, essa estimativa já foi superada no primeiro semestre”, revelou Pineschi.
A Lat.Bus, realizada no São Paulo Expo, é a principal feira de mobilidade urbana da América Latina, reunindo profissionais e empresas dos segmentos de transporte coletivo urbano, rodoviário e fretamento do Brasil e da região. O evento atraiu centenas de participantes, refletindo o crescente interesse e investimento no setor de transporte.
Imagem: Reprodução/Abrati
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.