A morte de Michael do Carmo da Silva, de 34 anos, conhecido como “MK” e membro do Primeiro Comando de Vitória (PCV), em confronto com a Polícia Militar, desencadeou uma série de atos de vandalismo em Vila Velha e Cariacica durante a noite de sexta-feira (09) e a madrugada deste sábado (10). MK foi morto em uma troca de tiros com policiais da Força Tática no bairro Cobi de Cima, em Vila Velha.
Após o confronto, criminosos realizaram uma série de ataques coordenados onde, pelo menos seis ônibus foram apedrejados, e um coletivo da linha 525 do Transcol, que liga o Terminal Vila Velha ao Terminal Itaciba, em Cariacica, foi incendiado. Em resposta aos ataques, a Ceturb-ES informou que algumas viagens foram canceladas ou sofreram alterações de trajeto por motivos de segurança. O Terminal São Torquato foi esvaziado temporariamente para proteger trabalhadores e passageiros. A operação foi normalizada somente na manhã deste sábado (10).
O modelo incendiado é um Mascarello GranVia Midi e utilizava o prefixo 22331, foi fabricado no primeiro semestre de 2022 e entregue para a empresa Nova Transportes em abril do mesmo ano, ou seja, com menos de 2 anos de 4 meses de operação. O modelo é mais um da frota com ar-condicionado que é incendiado em atos de criminosos na Grande Vitória, ataques que geralmente são organizados de maneira coordenadas pelos traficantes para retaliar operações contra o crime organizado da Grande Vitória.
O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, detalhou que as equipes de Força Tática foram atacadas por suspeitos armados no Beco do Cajá. “Houve o pronto revide e um deles, que estava armado com uma pistola 9mm com seletor de rajada e mira a laser, foi baleado e socorrido. Esse indivíduo, que também usava uma tornozeleira eletrônica, pertence ao Primeiro Comando de Vitória”, disse o comandante.
Além do ônibus incendiado, criminosos também apedrejaram veículos em Cobi de Cima e em bairros de Cariacica, como Jardim América e Jardim Botânico. A Polícia Militar reforçou o policiamento nas regiões afetadas durante a madrugada, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar incêndios em entulhos.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, condenou os atos como “selvageria e vandalismo” e assegurou que a Polícia Militar e a Polícia Civil estão totalmente engajadas na busca pelos responsáveis. “Vamos localizar esses criminosos e não tolerar qualquer ato de vandalismo ou violência”, afirmou Ricas.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Transporte de Passageiros (DRCCTP) e pelo Serviço de Investigações Especiais (SIE) do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP). O corpo do suspeito foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, e a arma apreendida será analisada pelo Departamento de Criminalística – Balística da Polícia Científica (PCIES).
Até o momento, nenhum suspeito foi detido. A investigação continua e qualquer informação que possa levar a polícia aos responsável pelos atos pode ser feita através do Disque Denúncia 181, o sigilo é absoluto.
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.