O BRT Salvador deu um passo importante rumo à inclusão de gênero no transporte público, com a chegada de suas primeiras motoristas mulheres, Ilmara Sales e Carla Patrícia Maltez. A iniciativa, que começou na última segunda-feira (12), resulta de uma parceria entre as secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além de empresas de transporte, e faz parte do programa “Mulheres no Volante”.
Ilmara Sales, 53 anos, com uma trajetória que começou como cobradora em 2014, destacou a importância simbólica de sua nova função. “Só o fato de a gente estar aqui como pioneira já impulsiona outras mulheres. É uma bela forma de empoderamento feminino”, comentou. Carla Maltez, de 41 anos, também ex-cobradora, destacou os desafios enfrentados para chegar ao BRT Salvador, sublinhando a importância da capacitação que receberam, incluindo o manejo de veículos elétricos e sistemas informatizados.
Para o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, a inclusão dessas motoristas no BRT Salvador marca um avanço na promoção da igualdade de gênero no setor. “Essa é uma profissão majoritariamente dominada pelos homens, e essa capacitação é muito importante para que estas mulheres sejam pioneiras neste espaço e inspirem outras a seguir os mesmos passos”, afirmou.
A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, ressaltou que o programa “Mulheres no Volante”, realizado em parceria com o Sest Senat, visa promover a empregabilidade feminina no setor de transporte, um passo crucial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Ao ajudá-las a conquistar autonomia, fortalecemos a independência dessas mulheres e, com certeza, melhoramos sua qualidade de vida”, disse.
Capacitação de motoristas no BRT Salvador
O instrutor de motoristas Florisvaldo Silva reforçou que a capacitação oferecida é igual para todos, sem distinção de gênero, assegurando que todos os motoristas, homens e mulheres, tenham as mesmas condições de trabalho. A chegada de Ilmara e Carla ao BRT Salvador representa um marco na busca por uma maior representatividade feminina em uma área tradicionalmente dominada por homens.
Imagens: Lucas Moura/Secom PMS
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.