A Região Metropolitana do Recife deu início à fase de testes para pagamento de passagens de ônibus via PIX, uma inovação que começa pela linha 160 – Gaibu/Barra de Jangada (Via Paiva), operada pela empresa Auto Viação São Judas Tadeu. Esta nova forma de pagamento, que utiliza um QR Code disponíveis no interior dos coletivos, marca um passo importante para a modernização do transporte público na região, começando pelos ônibus opcionais, conhecidos por oferecerem mais conforto e veículos com ar-condicionado. A notícia foi dada inicialmente pelo Jornal do Commercio de Recife.
A sugestão para adoção do PIX partiu da própria São Judas Tadeu e recebeu autorização do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). Segundo Marcelo Bandeira, diretor executivo da empresa, o teste inicial na linha 160 será seguido, ainda nesta semana, pela implementação em outras duas linhas recém-assumidas pela São Judas Tadeu, que anteriormente eram operadas pela Vera Cruz: a 191 – Recife/Porto de Galinhas e a 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional).
“A escolha das linhas opcionais para o teste não foi por acaso. O público dessas linhas geralmente possui maior renda e familiaridade com tecnologia, o que facilita a aceitação do novo sistema de pagamento. Porém, a tendência é que a opção via PIX seja expandida para todas as linhas do sistema no futuro”, explicou Marcelo Bandeira.
A São Judas Tadeu desenvolveu um aplicativo específico para viabilizar essa integração, garantindo que o pagamento seja processado com segurança e rapidez. O CTM está monitorando a estabilidade do serviço para avaliar a possibilidade de ampliação do pagamento via PIX para todo o sistema de transporte do Grande Recife, atendendo a milhares de passageiros diariamente.
Imagem: Paulo Rafael Viana
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.