Governo de Minas Gerais assina acordo para aquisição de 600 novos ônibus para a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Com um investimento de R$ 382 milhões, fruto do Acordo de Reparação de Brumadinho, renovará 25% da frota até 2025, visando melhorar a qualidade e sustentabilidade do transporte público.
Image

O Governo de Minas Gerais firmou, nesta segunda-feira (02), um acordo para a compra de 600 novos ônibus destinados ao sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa pretende renovar cerca de 25% da frota atual até 2025, proporcionando melhorias significativas na qualidade dos serviços oferecidos à população.

O acordo envolveu a parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e contou com a mediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), além do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).

“Este é um momento extremamente importante e feliz para a região metropolitana, que vai receber esses novos ônibus para o transporte coletivo”, celebrou o governador Romeu Zema, destacando que a renovação da frota é uma resposta aos desafios enfrentados pelo sistema atual, marcado por veículos envelhecidos, poluentes e frequentemente avariados.

Para a aquisição dos novos ônibus, serão destinados integralmente R$ 382 milhões, como parte de uma indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, afetados pela pandemia. Os recursos são provenientes do Acordo de Reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho, que causou a morte de 272 pessoas e deixou impactos sociais, econômicos e ambientais profundos.

A previsão é que os primeiros ônibus comecem a circular ainda em 2024. O acordo para o uso dos recursos será homologado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Segundo o governador Zema, a medida segue a mesma lógica de outros investimentos realizados com os recursos do Acordo de Brumadinho, como a construção e reforma de hospitais e projetos de saneamento. “Em vez de debater valores, o que se discute é quando o público vai receber um serviço melhor”, afirmou.

Além dos 600 novos veículos adquiridos pelo governo, as concessionárias de transporte público da RMBH se comprometeram a comprar mais 250 ônibus com recursos próprios até 2025. Com essa renovação, a idade média da frota deve cair de 11 para 6 anos.

“Estamos falando de um serviço que atende mais de 500 mil pessoas por dia, que atualmente enfrentam ônibus desconfortáveis e poluentes. Com a nova frota, teremos viagens mais confortáveis e menos interrupções por problemas mecânicos”, destacou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, ressaltando que os novos veículos, modelo Padrão Euro 6, são 75% menos poluentes.

BANNER RIO ONIBUS@4x 1

Os critérios para a alocação dos novos ônibus ainda serão definidos em acordo com os consórcios e a Seinfra, levando em conta a idade dos veículos substituídos, a quantidade de reclamações e o volume de passageiros transportados.

O processo de renovação da frota foi prejudicado pela redução no número de passageiros durante a pandemia de covid-19, que também aumentou significativamente os custos operacionais. Antes da pandemia, o transporte coletivo da RMBH transportava uma média de 850 mil passageiros por dia, número que caiu para 570 mil atualmente.

Imagens: Marco Evangelista/Impensa MG e Rafael Wan Der Maas

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.