A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio de uma resolução conjunta publicada nesta terça-feira, regulamentou a suspensão da cobrança de tarifas nos serviços de transporte público da cidade durante os dias de eleição deste ano. A medida, que inclui os ônibus, o sistema Bus Rapid Transit (BRT) e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), será válida nos dias 6 e 27 de outubro de 2024, sendo esta última data aplicável em caso de um eventual segundo turno.
De acordo com a Resolução Conjunta SMTR/SMFP/SMCG/CGM nº 59, a gratuidade estará em vigor entre 6h e 20h. A remuneração dos operadores de transporte será baseada na quilometragem percorrida, com um valor fixado em R$ 8,93 por quilômetro para os serviços de ônibus. O pagamento das concessionárias será realizado em novembro, considerando a operação durante o período eleitoral.
O objetivo da medida da Prefeitura do Rio é garantir o acesso facilitado dos eleitores aos locais de votação, promovendo uma maior participação nas eleições municipais de 2024.
Imagem: Diego Almeida Araújo
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.