Consolidado como um dos principais meios de transporte em Salvador, o BRT atingiu em agosto a marca de 1.518.177 passageiros transportados, um crescimento de 107% em comparação ao mesmo período de 2023. Esse número é o maior registrado desde o início das operações, em setembro de 2022.
Operando em vias exclusivas e livre de congestionamentos, o BRT tem se destacado pelo ganho de tempo nas viagens, beneficiando mais de 14,4 milhões de passageiros nos últimos 12 meses. O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, comemorou os números e ressaltou que o sistema vem atraindo o interesse de outras cidades. “Esse avanço reflete a consolidação de um modal que prioriza o passageiro, desde o embarque até o destino final”, afirmou.
A expansão do sistema continua, com a previsão de início das operações das linhas B5 (Rodoviária-Lapa) e B6 (Lapa-Aeroporto via orla) até dezembro deste ano. Além disso, mais 51 ônibus, incluindo dois articulados, reforçarão o sistema, e novos veículos elétricos devem chegar à cidade em 2025.
Além de oferecer melhorias no transporte público, o projeto BRT Salvador inclui intervenções de infraestrutura urbana, como macrodrenagem, requalificação de vias, construção de elevados e áreas de lazer. O modal atualmente opera em 13 km de vias exclusivas, com 14 estações, beneficiando 18 bairros da capital.
Imagem: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.