Na última semana, segunda-feira (02), o programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), realizou o transporte gratuito de três sauins-de-coleira (Saguinus bicolor) de Manaus para Brasília. A espécie, criticamente ameaçada de extinção, recebeu um novo lar na Fundação Jardim Zoológico de Brasília como parte de uma iniciativa de conservação da espécie.
O transporte dos primatas seguiu as diretrizes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), que recomendou a formação de novos grupos fora do ambiente natural para aumentar a viabilidade genética e garantir a sobrevivência da espécie. Esses três sauins estavam sob cuidados do IBAMA no Amazonas, após terem sido resgatados de áreas desmatadas e ameaçadas por incêndios e outros riscos à sua sobrevivência.
Resgate e conservação dos Sauins-de-Coleira
Os sauins-de-coleira, endêmicos da região de Manaus (AM), foram classificados como “Criticamente Ameaçados” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à perda de habitat natural. Antes de sua transferência para Brasília, os primatas passaram por um processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde receberam cuidados especializados. Durante o processo, foi implementado um programa de enriquecimento ambiental para estimular comportamentos naturais, reduzir o estresse e preparar os animais para viverem em cativeiro.
Os profissionais do CETAS monitoraram cuidadosamente os fatores de saúde física, comportamental e social dos sauins, garantindo que os animais estivessem estáveis e aptos para serem transferidos. Com a impossibilidade de retornarem à natureza, o Zoológico de Brasília será o novo lar dos primatas, onde continuarão a receber cuidados e contribuirão para programas de reprodução assistida da espécie.
Impacto do Programa Avião Solidário
O transporte dos sauins-de-coleira foi realizado por meio da LATAM Cargo, em um voo direto de Manaus para Brasília, que reduziu o tempo de viagem para apenas três horas, em comparação a mais de 50 horas que seriam necessárias via transporte terrestre. Essa agilidade foi fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos animais.
O programa Avião Solidário da LATAM já transportou gratuitamente mais de 4,6 mil animais em quase 13 anos de atuação. Além disso, o programa desempenha um papel vital na distribuição de vacinas e doações em situações de emergência. Durante a pandemia, o Avião Solidário transportou 282 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados do Brasil. Recentemente, o programa também transportou mais de 200 toneladas de doações e 130 voluntários para auxiliar na crise do Rio Grande do Sul.
Compromisso com a sustentabilidade
A LATAM, por meio do Avião Solidário, reforça seu compromisso com a conservação ambiental e o apoio humanitário. O programa integra a frente de Valor Compartilhado do grupo, utilizando a ampla conectividade e experiência logística da companhia para beneficiar o Brasil e toda a América do Sul. A parceria com organizações como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, SOS Mata Atlântica e outras instituições permite que o programa continue impactando positivamente vidas humanas e o meio ambiente.
Graças a essa iniciativa, a LATAM e suas instituições parceiras desempenham um papel essencial na proteção da biodiversidade e na criação de soluções para problemas sociais e ambientais.
Imagens: Ester Oliveira/LATAM
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.