O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10), a concessão da garantia da União para que o Governo da Paraíba contrate um empréstimo de 33 milhões de euros (cerca de R$ 204 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os recursos serão destinados à execução do projeto de mobilidade urbana de João Pessoa, que prevê a implantação do Bus Rapid Service (BRS), um sistema de ônibus rápido. A proposta foi relatada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) e já havia passado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ser encaminhada ao plenário. Agora, o projeto segue para promulgação.
Um dos principais eixos do projeto é a criação do Corredor Pedro II, uma via expressa com 14,5 km de extensão, que ligará o centro da cidade à região sudeste. No trajeto, será instalado um terminal de integração com linhas alimentadoras, atendendo 11 bairros da capital, o que beneficiará diretamente cerca de 182.988 habitantes, representando 25,31% da população total de João Pessoa.
Além disso, o projeto inclui a ampliação e modernização dos terminais de ônibus. O Terminal Metropolitano do Varadouro, que atualmente integra 67 das 93 linhas de ônibus convencionais da cidade, será uma peça-chave na nova rede de mobilidade. Dois novos terminais também serão construídos: o Terminal Cruz das Armas, que atenderá cerca de 285 mil pessoas, e o Terminal Pedro II, na zona sul, área de alta demanda por transporte público. Ambos serão fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população ao facilitar o acesso a serviços essenciais e reduzir o tempo de deslocamento.
Com essas iniciativas, o governo espera promover maior integração entre diferentes modais de transporte, reduzindo o trânsito nas áreas mais movimentadas e promovendo uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável para a capital paraibana.
Imagens: Julio Barboza
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.