Empresas renovam convênio com o Inea para controle de emissões e visam um transporte mais sustentável no estado do Rio de Janeiro

Evento regional realizado anualmente pela Fetrans faz parte das linhas de ações do Programa Despoluir da CNT.
Image

As empresas de ônibus que garantem o deslocamento diário de mais de 5 milhões de passageiros no Estado do Rio de Janeiro reafirmaram seu compromisso com a sustentabilidade ao renovar, em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), o convênio de controle rigoroso das emissões de gases poluentes. Esse esforço conjunto busca assegurar que a frota de ônibus em circulação no estado esteja em conformidade com as normas ambientais, contribuindo para um transporte público mais eficiente e ecologicamente responsável.

O acordo envolve o monitoramento de aproximadamente 15 mil ônibus que operam em mais de 2 mil linhas municipais e intermunicipais. Desde a implementação do programa em 2007, uma equipe de mais de 30 técnicos especializados realiza inspeções diárias nas empresas de ônibus. Cada veículo passa por uma rigorosa avaliação técnica para garantir que as emissões de poluentes, como o gás carbônico e material particulado, estejam dentro dos limites estabelecidos pelas normas ambientais. Os veículos que atendem aos requisitos recebem a certificação Selo Verde, um adesivo afixado no vidro dianteiro que permite aos passageiros identificar os ônibus que operam de forma sustentável.

O índice de aprovação dos veículos inspecionados é impressionante, com mais de 99% da frota certificada, superando as metas estabelecidas pelo programa. Além de representar um marco para o setor de transporte rodoviário, o convênio traz benefícios expressivos para a população e para o meio ambiente. O controle eficaz das emissões não só contribui para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas, mas também impulsiona a eficiência operacional das empresas, resultando em uma significativa redução do consumo de óleo diesel.

Os resultados acumulados ao longo dos 17 anos de parceria entre as empresas de ônibus e o Inea são notáveis. Desde 2008, foram evitadas a emissão de 1,7 milhão de toneladas de gás carbônico na atmosfera, além de 38 mil toneladas de material particulado, elementos que são diretamente responsáveis por agravar a poluição e comprometer a saúde das populações urbanas. O Selo Verde, além de atestar a conformidade ambiental, simboliza o compromisso das empresas com o futuro sustentável do transporte público.

Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Semove, entidade que representa 181 empresas de ônibus no Estado do Rio, destaca os benefícios do programa: “O Selo Verde trouxe um benefício indiscutível para todos: o fim da fumaça preta nos ônibus. O controle eficaz das emissões tornou o transporte por ônibus mais sustentável, contribuindo não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde pública. Foram quase dois milhões de toneladas de gases e partículas poluentes que deixaram de ser lançados na atmosfera. Esse trabalho contínuo ao longo dos anos também nos permitiu construir um banco de dados robusto sobre as emissões da frota, o que auxilia na formulação de políticas públicas ambientais.”

Os dados e os resultados obtidos com o programa foram apresentados recentemente durante a 9ª Conferência Cidades Verdes, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que teve como tema principal “A Transição Energética e as Cidades”. O evento reuniu especialistas, pesquisadores e representantes das áreas de transporte e meio ambiente para debater os avanços e desafios na busca por um futuro mais sustentável para as cidades. Durante o encontro, a nova identidade visual do Selo Verde foi oficialmente lançada, e gradualmente será incorporada à frota certificada, reforçando o compromisso das empresas com o transporte ecologicamente responsável.

Além dos impactos diretos sobre o meio ambiente, o programa também é visto como uma iniciativa de longo prazo para a saúde pública, reduzindo a exposição dos moradores a poluentes atmosféricos que podem causar problemas respiratórios e outras doenças associadas à poluição do ar. O convênio entre as empresas de ônibus e o Inea demonstra que o transporte público pode ser uma parte essencial da solução para os desafios ambientais, ao adotar práticas sustentáveis que beneficiam toda a sociedade.

Com a renovação do convênio, as empresas de ônibus do Estado do Rio de Janeiro reafirmam sua responsabilidade e compromisso com um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável. A continuidade do programa e os resultados já alcançados mostram que é possível integrar eficiência operacional com preservação ambiental, garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações e tornando o transporte público uma opção mais atrativa e ecologicamente correta para milhões de pessoas diariamente.

Imagem: Divulgação/Semove

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.