Prefeitura do Rio inclui vans legalizadas na gratuidade no transporte público durante eleições 2024

Medida da Prefeitura do Rio beneficia eleitores com isenção de tarifas nos dias 6 e 27 de outubro, facilitando o deslocamento para o pleito.
Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a ampliação da gratuidade no transporte público durante o período eleitoral de 2024. O Decreto nº 55.159, publicado em 25 de setembro, altera o Decreto anterior (nº 54.977) e estabelece a suspensão da cobrança de tarifas para os usuários do transporte coletivo, incluindo ônibus, BRT e VLT, nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se houver). A isenção será válida das 6h às 20h, facilitando o deslocamento dos eleitores.

A novidade deste decreto é a inclusão de serviços complementares no benefício. Além do Sistema Público de Transporte de Passageiros por Ônibus (SPPO), a gratuidade também se aplica ao Serviço de Transporte Público Urbano Local (STPL), ao Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário (STPC) e ao Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros (TEC). Dessa forma, mais modalidades de transporte estarão disponíveis gratuitamente nos dias de votação.

O prefeito Eduardo Paes assinou o decreto com o objetivo de incentivar a participação dos eleitores no pleito, garantindo que todos possam exercer o direito ao voto sem o peso do custo do transporte. A medida beneficia principalmente os eleitores que moram em áreas mais afastadas e dependem do transporte público para se deslocar até os locais de votação.

A gratuidade já está em vigor e reforça o compromisso da administração municipal com a acessibilidade e a cidadania, facilitando o processo eleitoral para todos os moradores da cidade.

Veja a publicação da Prefeitura do Rio no Diário Oficial
Prefeitura do Rio

Imagem: Mariucha Machado / G1

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.