O Governo do Espírito Santo anunciou no início do mês o projeto piloto de reconhecimento facial, com câmeras de videomonitoramento já em operação em todo o Espírito Santo. Essa tecnologia será instalada nos ônibus do Sistema Transcol, que operam na Região Metropolitana de Vitória, e em pontos estratégicos do Cerco Integrado e Inteligente, tem como objetivo identificar criminosos, foragidos e pessoas desaparecidas através de inteligência artificial.
O investimento faz parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida, que busca modernizar a Segurança Pública. O governador Renato Casagrande ressaltou que a nova ferramenta será um importante recurso no combate ao crime, permitindo que, por exemplo, ao identificar uma pessoa com mandado de prisão ao entrar em um ônibus, uma notificação seja enviada imediatamente às forças policiais.
A tecnologia comparará dados com diversas bases, incluindo registros de desaparecidos, procurados e informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) formará um grupo para estabelecer normas de uso, garantindo a segurança das informações em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, enfatizou que essa inovação é um passo significativo na modernização das polícias do Estado, que desde 2019 tem buscado transitar do sistema analógico para o digital. Com 290 pontos de coleta, 1.160 câmeras e 90 balanças, o Cerco Integrado e Inteligente monitorará as vias de entrada e saída dos municípios, aumentando a sensação de segurança da população, especialmente dos usuários do transporte público.
Imagem: Luís G. Correa
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.