Linhas de ônibus que eram operadas pela Vera Cruz registram aumento de passageiros após a mudança de operadoras

Demanda nas 46 linhas distribuídas entre novas empresas cresce 54,4% em setembro de 2024, com quase 40 mil passageiros adicionais por dia.
Image

As 46 linhas de ônibus que eram operadas pela Vera Cruz, na Região Metropolitana do Recife, registraram um aumento significativo de passageiros após serem repassadas para outras três operadoras: Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu. Segundo dados do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a demanda de passageiros nessas linhas mais que duplicou em setembro de 2024, o primeiro mês completo sem a Vera Cruz. O aumento foi de 54,4%, com 37 mil passageiros adicionais por dia útil, totalizando 105 mil usuários diários.

Em abril, quando a Vera Cruz ainda operava, as mesmas linhas transportavam cerca de 68 mil passageiros por dia útil. A transição das linhas para as novas empresas começou em maio, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O processo de desmobilização da Vera Cruz foi concluído no final de agosto, com a distribuição das rotas entre as três empresas.

O aumento expressivo no número de passageiros não foi apenas fruto da troca da frota de ônibus, mas também da melhoria na gestão operacional. Matheus Freitas, presidente do CTM, destacou que a Vera Cruz enfrentava sérios problemas de manutenção de veículos e descumprimento de viagens, que geraram multas no valor de R$ 10 milhões. Ele acredita que o aumento da demanda está diretamente ligado à regularidade e qualidade do serviço prestado pelas novas operadoras.

“A transição operacional mostrou que as empresas têm condições de oferecer um bom transporte. O passageiro voltou a confiar no serviço. Seguiremos gerindo o sistema para garantir que o usuário seja sempre o principal beneficiado”, afirmou Freitas.

Algumas linhas tiveram um aumento de passageiros ainda maior que a média geral. A linha 155 – Jordão Baixo/Boa Viagem, agora operada pela Borborema, registrou um crescimento de 652%, passando de 647 passageiros por dia útil para 4.865. Já a linha 191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó), operada pela São Judas Tadeu, teve um aumento de 29%, passando de 694 para 898 passageiros diários.

Embora algumas linhas tenham registrado pouca variação, o CTM acredita que a tendência é de crescimento contínuo, à medida que os passageiros recuperam a confiança no sistema de transporte.

A empresa Vera Cruz, que operava na RMR, oficializou sua saída do sistema de transporte no dia 22 de julho de 2024, citando dificuldades financeiras que tornaram a operação insustentável. A empresa havia sinalizado sua intenção de sair já em abril, e reiterou que a decisão era irrevogável. A partir daí, o governo de Pernambuco e o CTM iniciaram o processo de transferência das linhas para novas operadoras, que agora administram os itinerários com regularidade e eficiência.

A CTM continuará acompanhando de perto o desempenho das linhas e das novas empresas até o final de 2024. O objetivo é garantir a continuidade da melhora nos serviços prestados e, com isso, continuar atraindo mais passageiros para o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife.

Imagem: Lenilson da Silva Pessoa

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo