VLI registra aumento de 35% em eficiência energética em suas operações ferroviárias

A companhia se destaca pela inovação e gestão de ativos nas Ferrovias Centro Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS).
Image

A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, registrou um aumento de 35% na eficiência energética de suas operações desde 2012, segundo o mais recente Relatório de Sustentabilidade. O avanço é resultado de significativos investimentos em inovação e gestão de ativos, especialmente nas operações da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e da Ferrovia Norte-Sul (FNS).

A eficiência energética ferroviária, medida pelo consumo de combustível por tonelada quilômetro bruto (L/kTKB), reflete o desempenho das duas ferrovias. Em 2023, a VLI transportou 14,5 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) na FNS, atingindo uma eficiência energética de 1,8 L/kTKB, acima da média nacional.

Parte do sucesso da VLI está ligada à adoção de tecnologias disruptivas. Uma dessas inovações é o Fuelytics, uma ferramenta de modelagem matemática que otimiza o consumo de combustível e, em três anos, permitiu a economia de mais de 3 milhões de litros de diesel, evitando a emissão de 7 mil toneladas de CO₂. Outra inovação, o sistema Leader, aplicado a locomotivas premium, usa tecnologia de condução semiautônoma para reduzir a variabilidade da operação e aumentar a eficiência de combustível em até 7%.

Além disso, a VLI investiu em novas locomotivas e vagões para os corredores Leste e Sudeste da FCA. Desde 2023, foram adquiridas 27 locomotivas, com um investimento de R$ 500 milhões, e a empresa prevê novos aportes de R$ 29 bilhões com a renovação da concessão da FCA, destinados à modernização da malha ferroviária.

A VLI tem se destacado como um player importante na transição para um setor ferroviário mais sustentável no Brasil. César Toniolo, gerente geral de Engenharia da empresa, ressaltou a relevância do modal ferroviário para a redução de emissões de carbono. “Com novos investimentos, poderemos expandir significativamente os volumes de cargas transportadas, em um modal com os menores índices de emissões de carbono”, afirmou.

A companhia continuará seu compromisso com a eficiência energética e a inovação tecnológica, consolidando seu papel no desenvolvimento sustentável do setor logístico brasileiro.

Imagem: Divulgação/VLI

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo