A Visiona, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, revelou as primeiras imagens capturadas pelo satélite VCUB1, o primeiro satélite de alto desempenho desenvolvido pela indústria nacional. Esse marco conclui a avaliação operacional do VCUB1 e destaca a validação de tecnologias inéditas no Brasil.
O CEO da Visiona, João Paulo Rodrigues Campos, ressaltou a importância estratégica do satélite: “O VCUB1 pode ser utilizado em áreas centrais para o Brasil, como proteção ambiental, resposta a desastres naturais, combate às queimadas e desenvolvimento agrícola.” Além disso, o projeto impulsiona a infraestrutura espacial do país e gera novas oportunidades de negócios e empregos.
Pesando apenas 12 kg, o VCUB1 está equipado com uma câmera de alta resolução e um avançado sistema de comunicações. O satélite também se destaca por seu software embarcado, 100% desenvolvido no Brasil, proporcionando total autonomia ao projeto. O sucesso da missão confirma a capacidade da Visiona de desenvolver soluções para o Programa Espacial Brasileiro.
Após o lançamento em 2023, o primeiro ano foi dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas. Em seguida, a câmera foi calibrada, permitindo a captura das primeiras imagens, que agora confirmam o desempenho dos sistemas desenvolvidos.
O satélite foi criado para validar os sistemas de navegação e controle da Visiona, tecnologias inéditas no Brasil. “O domínio do software embarcado nos dá liberdade total no projeto, permitindo integrar ou substituir componentes conforme necessário”, destacou Himilcon Carvalho, Diretor de Tecnologia Espacial da Visiona.
O projeto contou com a colaboração de diversas empresas e instituições brasileiras, incluindo a OPTO Space & Defense, AMS Kepler, Metalcard, Orbital Engenharia, além de parceiros como o INPE, Embrapa e IBAMA, entre outros.
Imagem: Divulgação/Embraer
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.