A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, adquiriu 150 unidades do modelo Apache VIP V, o ônibus urbano mais vendido do Brasil. Dessas, 90 já estão em circulação no Plano Piloto de Brasília, Sobradinho e Planaltina, e as outras 60 estão em fase de produção. A aquisição inclui 139 veículos para renovação de frota e 11 para expansão das operações.
Marco Oliveira, gerente de Manutenção da empresa, elogiou a qualidade dos ônibus fornecidos pela Caio, destacando o conforto e a eficiência dos novos veículos, que atendem às expectativas tanto dos operadores quanto dos passageiros. “O espaço interno é adequado para os operadores e o banco do motorista é confortável, com regulagens que atendem às necessidades individuais. Além disso, o painel de instrumentosoferece ótima visibilidade e a ventilação interna é eficiente”.

Os Apache VIP de quinta geração estão montados sobre o chassi OF-1721/59 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, equipados com motor OM 924 LA de quatro cilindros, que atinge uma potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque máximo de 780 Nm entre 1200 e 1600 rpm, os veículos cumprem as normas de emissões Proconve P-8. Com capacidade para 80 passageiros, sendo sendo 38 sentados e 42 em pé, além de recursos como controle de estabilidade e sistema de torque para maior segurança.





Os novos ônibus incluem controle de estabilidade e um sistema de torque que impede a aceleração inadequada, aumentando a segurança para usuários e colaboradores, além de também contribuir contribuir para a redução da emissão de gás carbônico.
A Piracicabana, responsável pela operação na Área 1, com 563 ônibus em 217 linhas, movimenta cerca de 5,5 milhões de passageiros por mês. Desde 2019, o DF vem renovando sua frota, mantendo a idade média dos veículos em 3,5 anos, sem repassar custos adicionais aos usuários.
Imagens: Transportes no Brasil
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.