A XCMG, gigante chinesa do setor de máquinas e veículos pesados, anunciou o lançamento de seu primeiro caminhão médio de dois eixos totalmente elétrico, o E7-18T, que será apresentado oficialmente durante a Fenatran, maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, entre 4 e 8 de novembro na São Paulo Expo. Com 285 cv de potência e torque máximo de 1.100 Nm, o modelo chega com a proposta de promover uma operação zero emissões, oferecendo uma capacidade de 16 toneladas de PBT e autonomia de 250 km com uma única carga. Disponível para venda a partir do início da feira, o E7-18T reforça o compromisso da XCMG em eletrificar a logística urbana e reduzir a poluição nas grandes cidades.
Desenvolvido para operações em centros urbanos, o E7-18T é ideal para atividades de coleta de resíduos e outras aplicações que envolvem o constante movimento “anda e para”. Esses tipos de operação, quando realizados por veículos movidos a diesel, representam um alto índice de emissão de CO₂, com taxas que podem atingir 1,2 kg de CO₂ por quilômetro rodado, conforme estimativas de entidades ambientais. A substituição desses caminhões por modelos como o E7-18T oferece uma alternativa limpa e eficiente, ajudando a mitigar os impactos da poluição veicular nas metrópoles.
Equipado com uma bateria de 279 kWh, o E7-18T utiliza carregamento de corrente contínua (DC) e conexão tipo 2, alinhando-se aos padrões globais de tecnologia elétrica. Segundo Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG, a expectativa é que o modelo seja rapidamente adotado para o transporte de cargas urbanas, especialmente em serviços públicos de coleta de lixo. “Estamos confiantes na rápida absorção desse modelo para transporte de cargas urbanas, com ênfase na coleta de lixo”, enfatiza Senda.
A XCMG tem investido significativamente na ampliação de sua linha de veículos elétricos no Brasil, ofertando produtos que vão de 10 a 80 toneladas. A empresa, que mantém uma fábrica em Pouso Alegre (MG) e 45 concessionárias pelo país, pretende expandir a eletrificação e sustentabilidade de seus veículos, inclusive com modelos movidos a biocombustíveis e hidrogênio, como ressaltado por Senda.
Fundada em 2004 no Brasil, a XCMG é a maior fabricante de guindastes do mundo e já realizou mais de 20 mil entregas de veículos no país, consolidando-se como uma das líderes do setor.
Imagem: Divulgação XCMG
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.