A BYD, gigante chinesa no setor de veículos elétricos, está em conversas com o governo do Ceará para criar uma unidade de fabricação de ônibus e caminhões eletrificados no estado, em uma estratégia para reduzir a dependência de importação e fortalecer a produção nacional. Embora o projeto ainda esteja em fase de planejamento, o foco inicial da empresa é consolidar a fábrica em Camaçari, Bahia, prevista para inauguração nos próximos meses.
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD no Brasil, o governador cearense Elmano de Freitas tem insistido nas negociações para atrair o investimento, oferecendo uma área estratégica no antigo complexo da Troller, em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. “O convite do governador foi muito enfático, mas, no momento, a área maior e os prédios prontos na Bahia nos favoreceram para avançarmos mais rapidamente”, explicou Baldy. O complexo baiano, que ocupa 4,6 milhões de m², terá capacidade de produção de até 150 mil veículos por ano.
Durante o lançamento do novo modelo BYD Shark, em Fortaleza, Baldy destacou a importância de acelerar a produção nacional para reduzir custos com impostos de importação. “Hoje pago taxas de importação para trazer os carros e não tenho incentivos para produzi-los aqui. Por isso, é fundamental começarmos a produção local o quanto antes”, enfatizou.
Além da área da antiga fábrica da Troller, o Governo do Ceará ofereceu outras opções para o projeto da BYD, reforçando o ambiente favorável para novos investimentos industriais. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê mais de R$ 10 bilhões para renovação da frota de transporte coletivo, o Ceará se consolida como mercado estratégico para veículos médios e pesados híbridos. A expertise da BYD inclui, por exemplo, a entrega de 1,3 mil ônibus elétricos para a prefeitura de São Paulo.
Leonardo Dall’Olio, diretor comercial da concessionária Carmais, parceira da BYD, relatou um crescimento de 300% nas vendas de veículos híbridos em 2024, o que impulsionou a expansão da rede. Novas lojas estão previstas para Fortaleza, na Avenida Rogaciano Leite, e em Sobral, com inauguração até o fim do ano. Em 2025, a Carmais também deve abrir unidades em Teresina, Piauí, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
“O mercado de veículos híbridos e elétricos está em alta, e temos aproveitado esse momento de expansão. Com dez lançamentos previstos até o fim do ano, seguimos batendo recordes de vendas e consolidando nossa presença”, concluiu Dall’Olio.
Imagem: Reprodução/BYD
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.