Literalmente curtindo uma viagem, um caminhar no túnel do tempo. Em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), a BRT Sorocaba apresenta homenagem a história sorocabana com estações adesivadas trazendo um pouco do passado até os dias de hoje.
As portas de sete estações do sistema BRT receberam uma nova roupagem e agora revelam aos passageiros um pouco sobre a história do tropeirismo, da Fazenda Ipanema e da memória do transporte na cidade.
Em capítulos resumidos sob a curadoria técnica do IHGGS, quem passa pelas estações tem a oportunidade de conhecer e até mesmo relembrar fatos importantes que transformaram Sorocaba no município que é hoje.
De acordo com o professor Adilson Cezar, presidente do IHGGS, resumir uma vasta história em alguns capítulos foi um grande desafio. “Levando em consideração que o tempo nas estações é breve e que tínhamos algumas portas para expor os fatos, tivemos que compilar as informações de maneira breve e objetiva. Com imagens que se remetem à época e nos ajudam a ilustrar e trazer suavidade para deixar o conteúdo fácil de ler e entender. Esperamos que a população aprecie e dedique uns minutinhos para a leitura. Aprender um pouco mais é sempre bom”, destaca.
Os passageiros podem conhecer mais de perto a rica história do município que está localizada nas estações UPH Zona Norte, Maria Antônia Prado e São Camilo no Corredor Itavuvu, Novo Horizonte, Aeroporto e UPH Zona Norte no Corredor Ipanema, e por fim, a estação Tatiana no Corredor Oeste.
Para Maurício Gomes, gestor de tecnologia e responsável pela implementação do projeto, trazer a história de Sorocaba para as portas do sistema BRT é mostrar ao cidadão o quão importante é a cidade nos dias de hoje, mas que também, seu papel estratégico no passado e que contribuiu para o desenvolvimento do país.
“Muitas pessoas não fazem ideia de quanta história tem neste território que hoje cruzamos de ônibus. O nosso desejo é despertar o conhecimento e, especialmente, homenagear Sorocaba, enaltecer a história e valorizar a nossa gente. Transportamos pessoas e, agora, conosco elas também viajam pelo túnel do tempo. É a viagem no presente que te leva ao passado”, frisa Gomes.
Imagens: Divulgação BRT Sorocaba
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.