A empresa Capital do Agreste, uma das responsáveis pelo transporte público em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deixará de operar na cidade a partir de junho de 2025. A informação foi publicada no Diário Oficial em 16 de dezembro, confirmando que a Bandeira Mobilidade e Serviços LTDA assumirá a concessão.
De acordo com o documento oficial, a Capital do Agreste continuará prestando serviços pelos próximos 180 dias, período de transição até a entrada em operação da nova empresa. Apesar do contrato vigente com validade até 2030, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos, a atual concessionária não divulgou os motivos de sua saída. Procurada, a Prefeitura de Caruaru informou que não irá se pronunciar no momento.
Histórico de problemas
A Capital do Agreste já enfrentava questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados. Em agosto deste ano, um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa gerou repercussão. Uma mulher foi atingida enquanto pilotava uma motocicleta no Centro da cidade. A empresa lamentou o ocorrido em nota oficial e afirmou prestar assistência à vítima e seus familiares.
Nova gestão no transporte público
A licitação que definiu a concessão do transporte público de Caruaru foi assinada em 2015, com validade de 15 anos. Desde então, três empresas — Coletivo, Tabosa e Capital do Agreste — atuaram no município. A Bandeira Mobilidade, que assumirá a operação em 2025, terá o desafio de atender à demanda da cidade, melhorar a qualidade do serviço e reconquistar a confiança dos usuários.
A transição marca um momento de reestruturação no sistema de transporte coletivo de Caruaru, cuja população aguarda por soluções mais eficientes e seguras para o deslocamento urbano.
Imagens: Wellington Cadore
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.