BRT Salvador ganha reforço com ônibus articulados para 150 passageiros

Primeiros veículos do tipo do BRT Salvador entram em operação na linha Rodoviária-Lapa; frota do sistema será ampliada em janeiro
BRT Salvador

O sistema BRT Salvador iniciou nesta segunda-feira (30) a operação de dois ônibus articulados com capacidade para quase 150 passageiros. Os veículos, com 18 metros de comprimento, são os primeiros desse modelo a integrar a frota do sistema, marcando o início de uma ampliação planejada para o transporte público da cidade.

A entrega dos novos veículos foi realizada na Estação Vale das Pedrinhas e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller. Os ônibus começarão a operar na linha B5, que conecta a estação Rodoviária à Lapa e está em fase de operação assistida.

— São ônibus de 18 metros, com capacidade para quase 150 passageiros. Já entram em operação hoje. Vamos receber em janeiro mais 49 ônibus de 15 metros e outros 55 convencionais. Com isso, no início de janeiro, chegaremos a 42% da frota renovada e com ar-condicionado — afirmou o prefeito.

Bruno Reis também destacou que a Prefeitura está adquirindo mais 300 ônibus convencionais com ar-condicionado e tecnologia sustentável Euro 6, além de 90 veículos elétricos, com financiamentos aprovados pela Câmara Municipal. A expectativa é alcançar 100% da frota com ar-condicionado nos próximos anos, cumprindo o compromisso firmado com o Ministério Público.

Segundo o secretário Fabrizzio Muller, o BRT Salvador tem registrado um aumento constante no número de passageiros. Inicialmente, os ônibus articulados atenderão exclusivamente a linha B5, que realiza o trajeto completo Lapa-Rodoviária em cerca de 25 minutos, parando em todas as estações.

— A importância do ônibus articulado é a capacidade de carga. Nos horários de pico, conseguimos transportar um número maior de passageiros, reduzindo o tempo de espera, mesmo com o intervalo já curto entre os ônibus do BRT — ressaltou o secretário.

Outros articulados elétricos serão adquiridos com recursos do Banco Mundial para reforçar a frota e atender à crescente demanda de passageiros, consolidando o BRT Salvador como uma das principais soluções de mobilidade na capital baiana.

Imagem: Divulgação BRT Salvador

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo