De acordo com informações publicadas inicialmente pelo Jornal O Globo, o preço das passagens dos ônibus municipais do Rio de Janeiro sofrerá um aumento ainda esta semana. O prefeito Eduardo Paes anunciou a medida nesta segunda-feira (30), durante uma visita ao Palco Rio, montado em Copacabana para as celebrações do réveillon. Paes afirmou que o índice do reajuste será definido até o fim do dia e que o novo valor deverá entrar em vigor até quinta-feira (2).
— A gente vai ter o reajuste, só não está definido de quanto, mas até o final do dia a gente informa — declarou o prefeito, ressaltando que o aumento é necessário para ajustar os custos das empresas de transporte público e evitar repasses desproporcionais via subsídios.
O último reajuste tarifário foi aplicado no início de 2023, quando o valor subiu de R$ 4,05 para R$ 4,30, preço que permanece em vigor. Em 2024, não houve aumento até o momento.
Paes também mencionou a chegada do novo sistema eletrônico de pagamento, o Jaé, que substituirá o RioCard a partir de fevereiro, como uma medida que deve contribuir para maior transparência no cálculo dos custos operacionais.
— O que a gente não aumenta, a população paga do mesmo jeito, em subsídio, o que pode ser injusto, às vezes. Certamente vai ter o reajuste — reforçou o prefeito.
O anúncio ocorre em um contexto de alta nos custos do transporte público e será acompanhado de perto pela população, que já enfrenta pressões econômicas em outros setores.
Imagem: Leonardo Lopes
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.