Os motoristas de ônibus de João Pessoa decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (27). A decisão foi oficializada após assembleia geral da categoria, em virtude da falta de acordo sobre o reajuste salarial com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP).
De acordo com o sindicato dos motoristas, 30% da frota será mantida em circulação para atender à população em caráter de emergência.
A greve ocorre após uma tentativa judicial do Sintur-JP de barrar o movimento. O sindicato patronal entrou com uma ação solicitando que a Justiça declarasse ilegal a paralisação, alegando descumprimento de requisitos legais, mas o pedido foi negado. A desembargadora Federal do Trabalho Herminegilda Leite Machado decidiu manter o direito da categoria à greve, ressaltando que a análise sobre a legalidade do movimento será feita em momento oportuno.
A paralisação deverá afetar milhares de passageiros que dependem do transporte coletivo na capital paraibana. Enquanto a greve segue indefinida, motoristas e empresários aguardam uma nova rodada de negociações para tentar chegar a um consenso.
Imagem: Júlio Barboza
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.