Desde o dia 14 de janeiro, Aracaju conta com um ônibus elétrico em circulação pelas ruas da capital, oferecendo aos passageiros uma experiência de transporte sustentável e inovadora. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), marca um passo importante rumo à modernização e à sustentabilidade do sistema de transporte público da cidade.
O veículo ficará em operação experimental por 30 dias, período em que será avaliado pela população. Caso receba aprovação, a Prefeitura iniciará o processo de aquisição do modelo para integrá-lo ao sistema de transporte público municipal, atendendo à crescente demanda por alternativas mais ecológicas e confortáveis.
Sustentabilidade e inovação
Equipado com tecnologia de ponta e emissão zero de gases de efeito estufa, o ônibus elétrico tem sido bem recebido pelos usuários, que destacam o conforto e a proposta sustentável. Além de contribuir para a redução dos impactos ambientais, o veículo também promove economia no consumo de energia e oferece uma viagem mais silenciosa, beneficiando tanto passageiros quanto o ambiente urbano.
Rodízio de operação e programação das linhas
A operação do ônibus elétrico segue um rodízio entre as empresas de transporte público da cidade. Após a estreia pela empresa Progresso, o veículo passou a ser operado pela Viação Atalaia, entre os dias 26 de janeiro e 4 de fevereiro, e em seguida será transferido para a Modelo.
Confira a programação das próximas linhas:
- 26/01: Linha 100.2 – Circular Shopping
- 27/01: Linha 005 – Maracaju / DIA
- 28/01: Linha 200.1 – Circular Industrial e Comércio 01
- 29/01: Linha 001 – Augusto Franco / Bugio
- 30/01: Linha 405 – 17 de Março / DIA
- 31/01: Linha 401 – Inácio Barbosa / Unit / DIA
- 01/02: Linha 410 – Horto Santa Maria / DIA
- 02/02: Linha 080 – Bugio / Atalaia
- 03/02: Linha 720 – Unit / Centro
- 04/02: Linha 414 – Marivan / DIA
Próximos passos
De acordo com a SMTT, a avaliação do ônibus elétrico inclui aspectos técnicos, operacionais e a aceitação dos usuários. Para muitos passageiros, a modernização do transporte público é vista como um avanço necessário para promover a mobilidade urbana sustentável em Aracaju.
A Prefeitura reforça que a iniciativa está alinhada com as metas de sustentabilidade e inovação, e convida a população a participar da avaliação, contribuindo para a construção de um transporte público mais eficiente e ecológico para a cidade.
Imagens: Divulgação Secom/Prefeitura Municipal de Aracaju
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.