Irregularidades de trânsito comprometem mais de 70% dos horários de ônibus em Petrópolis (RJ)

Setranspetro alerta para impacto de irregularidades no trânsito e busca soluções para melhorar a mobilidade urbana.
Image

O aumento no fluxo de veículos com a volta às aulas tem gerado grandes congestionamentos em Petrópolis, comprometendo mais de 70% dos horários de ônibus, segundo o Setranspetro. Os principais fatores incluem conversões irregulares, estacionamento inadequado, carga e descarga em horários de pico e obras sem planejamento.

Levantamento aponta que 33 vias, em 11 regiões do município, registram os maiores impactos, com redução de até 35% na velocidade dos ônibus. Apenas na última quarta-feira (19), 88 linhas foram afetadas por retenções severas. Empresas alertam que o transporte público, apesar de cumprir 98,1% das viagens programadas, sofre com atrasos constantes.

“Geralmente, os condutores preferem parar o trânsito, ao invés de utilizar uma rotatória existente ou um retorno próximo. A cada momento que um veículo para, alguns segundos de retenção são gerados e, ao final de um período, pode totalizar intensos minutos no trânsito”, destacou Carla Rivetti, superintendente do Setranspetro.

O Setranspetro e a CPTrans estão estudando medidas para melhorar a mobilidade urbana e pedem conscientização dos condutores para evitar transtornos ainda maiores.

“Quando existem muitos veículos nas ruas, qualquer fator, que parece pequeno, pode virar um polo gerador de congestionamento. Entendemos todas as necessidades de deslocamento, mas é necessário que a população, em especial os condutores, se conscientizem, cumprindo com as regras de trânsito e, se possível, evitando deslocamentos em horários de pico, para melhorar a mobilidade urbana da cidade”, completou Carla Rivetti.

Imagem: Rafael da Silva Xarão

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.